IPVA 2026: Governo do Estado divulga tabela de consultas e prazos de pagamento
O Governo de Minas Gerais divulgou a tabela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA 2026. A partir da publicação, os proprietários de veículos já podem consultar os valores do tributo e se organizar para o pagamento, que é obrigatório e recolhido anualmente.
Segundo o chefe da Administração Fazendária de Manhuaçu, Fabrício Amorim, orienta que os proprietários de veículos automotores tenham o IPVA disponível no site da Secretaria de Fazenda e no aplicativo do Estado de Minas Gerais (MG APP). Para verificar os débitos basta informar o RENAVAM do veículo. Se o acesso for pelo EGOV ou dentro também do site da Secretaria de Fazenda, é possível verificar todos os veículos que estejam no nome do contribuinte.
O vencimento do IPVA tem início no dia 09 de fevereiro e é organizado por placas. As placas 1 e 2 começam no dia 9; A placa 13 e 4 no dia 10, a 5 e 6 no dia 11 e assim sucessivamente e nos meses seguintes, consulte o calendário clicando aqui.
O pagamento pode ser feito por meio de parcelamento ou cota única. No caso de fazer opção pela cota única, o vencimento acontece na data da primeira parcela, ou seja, em fevereiro. Além disso, existem duas possibilidades para que o proprietário consiga desconto nos valores do IPVA, como destaca o Chefe da Administração Fazendária: “Contribuinte já esteja regular com o pagamento do IPVA e da taxa nos últimos dois anos, ele tem um benefício chamado bom pagador, que dá o desconto de 3%, mesmo que ele pague parcelado. Ou seja, quem está com um benefício de 3% do bom pagador e optar por pagar à vista, ele terá praticamente 6% de desconto, os 3% do bom pagador e os 3% do pagamento à vista.” explica.
Existem também veículos que estão isentos da cobrança de imposto, sendo eles os veículos com mais de 20 anos, com exceção de ônibus, micro-ônibus e veículos de carga. A taxa de licenciamento dos veículos também não entra na isenção, por isso o proprietário precisa ficar atento ao prazo de pagamento. Quem atrasar o pagamento ou não pagar o IPVA pode sofrer a autuação dos débitos, ou seja, ter o veículo apreendido.
O pagamento do imposto pode ser realizado em casas lotéricas, diretamente do banco, e por pix e boleto, sempre optando por retirar o documento nas vias oficiais do estado, que são o aplicativo MG APP e o site da Secretaria de Fazenda.
Lorena Correia – Tribuna do Leste



