ClimaDestaque

Previsão do tempo: frente fria perde força e nova instabilidade se aproxima de Minas Gerais

Após uma semana marcada por fortes instabilidades, o estado de Minas Gerais observa mudanças nas condições meteorológicas a partir desta segunda-feira (26). A frente fria que permaneceu estacionária sobre a região, provocando volumes expressivos de chuva especialmente no Alto São Francisco — em municípios como Três Marias, Abaeté e Pompéu — e afetando também as regiões Central, Oeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata, começa agora a entrar em processo de dissipação.

Apesar do enfraquecimento do sistema, a previsão ainda indica a ocorrência de chuvas isoladas ao longo da segunda e da terça-feira, concentrando-se principalmente no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Sul do estado e em partes da Zona da Mata. O cenário de relativa estabilidade, no entanto, será breve, pois uma nova frente fria deve chegar a Minas Gerais a partir do dia 30.

Este novo sistema tem potencial para organizar precipitações em todas as regiões mineiras, embora não haja previsão para a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Assim, para o final de janeiro e o dia primeiro de fevereiro, esperam-se pancadas de chuva isoladas, ocorrendo preferencialmente nos períodos da tarde e da noite.

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo