Foram entregues, nesta terça-feira (03), 242 cadeiras de rodas a 129 usuários da Microrregião de Saúde de Manhuaçu. A ação atendeu moradores dos municípios de Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caputira, Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Pocrane, Reduto, Simonésia e Taparuba.
A entrega ocorreu por meio da Oficina Ortopédica Itinerante de Diamantina, em parceria com o Serviço de Reabilitação e a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu. O mutirão contemplou cadeiras de rodas padrão e para tetraplégicos, além de modelos especiais, como cadeiras motorizadas, monobloco e cadeiras de banho em diferentes versões.
Morador de Lajinha, o cadeirante João Henrique Marques destacou a importância da cadeira elétrica recebida, que, segundo ele, contribui para a locomoção em locais com ruas íngremes e de difícil acesso, além de permitir maior autonomia no dia a dia. “Essa cadeira elétrica que o pessoal de Lajinha, da Secretaria de Saúde, forneceu aqui junto com a Prefeitura de Manhuaçu, vai ajudar bastante em relação a poder sair, ter uma acessibilidade melhor, uma liberdade melhor, que você pode ir na rua e voltar”, destacou.
A fisioterapeuta do Serviço de Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, Fernanda de Andrade Fonseca, explicou que as cadeiras são personalizadas de acordo com a necessidade de cada usuário. “Essas cadeiras são personalizadas, os usuários são atendidos e é vista a necessidade de cada usuário para poder fazer essa entrega. Para nós é um motivo de grande satisfação dar continuidade a essa política”. Segundo ela, o mutirão dá continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior, por meio de parceria com a Oficina Ortopédica Itinerante de Diamantina, com atendimento à microrregião de saúde.
Ainda de acordo com a profissional, além das cadeiras de rodas e de banho, também foram entregues acessórios, como almofadas em células de ar e adaptações específicas. O serviço é viabilizado com recursos provenientes da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo garantir mais mobilidade, acesso aos serviços de saúde, inclusão escolar e circulação urbana aos usuários.
O técnico de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção da Oficina Ortopédica Itinerante de Diamantina, Lucas Pires, explicou que todo o processo é realizado de forma individualizada. Ele destacou que os usuários passam por avaliação e medição, já que cada cadeira é confeccionada sob medida. “ Além da entrega, a gente faz também todo o trabalho de explicar como é que funciona a cadeira, como que o paciente vai utilizar da melhor forma possível. Então assim, o paciente sai além do equipamento, sai também bem informado e com todas as informações necessárias para usar e ter um equipamento de fato que ela consiga usar da melhor forma possível”.



