agriculturaDestaque

Curso de degustação de cafés é realizado em Manhuaçu

Com o crescimento do mercado de cafés especiais em Manhuaçu, produtores da região têm buscado mais conhecimento para aprimorar a qualidade dos grãos.

Enxergando o potencial da cafeicultura da região, o sistema Faemg-Senar em parceria com o sindicato dos produtores rurais de Manhuaçu realizou dos dias 2 a 6 de fevereiro o curso de degustação e classificação de cafés especiais.

A agente de desenvolvimento rural do Senar, Patrícia Sad, explica que para realizar o curso de cafés especiais é preciso ter o certificado do curso de classificação oficial brasileira de cafés. O curso anterior prepara o produtor com o entendimento básico da classificação, defeitos e história do café, embasando o produtor para entender a economia e produção seguindo a base nacional.

O responsável por ministrar o curso é o instrutor Leandro Barbosa. Segundo ele, o treinamento de 40 trabalha com o processo de avaliação de cafés especiais, classificação física, estudo dos sentidos humanos, olfato, paladar, e tato, dentro do processo de degustação. O curso utiliza protocolos internacionais de avaliação de cafés para definir níveis de qualidade e promover discussões a respeito do mercado de cafés especiais.

Leandro comentou também a utilidade do curso em uma região marcada pelo cultivo da cafeicultura. Para o instrutor, as formações relacionadas são importantes para o reconhecimento, valorização, e melhoria dos métodos produtivos, qualidade dos cafés produzidos e melhoria do processo de comercialização.

A produtora de Manhuaçu,  Rosilene Arruda destaca que veio ao curso para buscar mais experiência e aplicar na sua própria produção: “Sim, eu sou produtora de café, amo esse universo do café, então acho que aprender é sempre bom, então vim buscar experiência.” afirmou.

Lorena Correia – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo