O ano de 2026 será marcado pelas eleições presidenciais, e os eleitores precisam ficar atentos aos prazos para regularizar o título e garantir o direito ao voto em outubro. O Cartório Eleitoral da Comarca de Manhuaçu Sul reforça as orientações à população, destacando que o prazo final para regularização se encerra no dia 6 de maio.
O chefe do Cartório Eleitoral de Manhuaçu Sul, Gabriel Atilio, explicou que os prazos do calendário eleitoral são definitivos e que o eleitor deve procurar o atendimento o quanto antes para conseguir votar neste ano.
Segundo ele, devem procurar o cartório os eleitores com título cancelado ou suspenso. A situação pode ser consultada no site do Tribunal Regional Eleitoral. Caso haja pendência, o atendimento é feito presencialmente no Cartório Eleitoral, localizado na Rua Dona Tina, nº 212, bairro Bom Pastor, mediante apresentação de documento oficial de identificação, com ou sem foto, como identidade, CNH, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento.
Após a regularização e o pagamento de eventuais multas, o eleitor já estará apto a votar em até três dias. O cartório informou ainda que pode haver ajustes em locais de votação, mas sem mudanças significativas, e que vistorias presenciais serão realizadas nos próximos dias para identificar eventuais necessidades.
O chefe do cartório reforça que os eleitores não devem deixar para a última hora e devem verificar a situação o quanto antes para não perder o prazo.
Também foi destacado que a transferência de domicílio eleitoral pode ser feita desde que o eleitor comprove algum vínculo com o município. Para quem vai tirar o primeiro título, especialmente homens que completam 19 anos em 2026 ou nasceram em 2007, é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.
Além disso, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode atuar como mesário nas eleições, de forma voluntária, exceto algumas categorias profissionais com restrições legais. A função oferece benefícios, como dias de folga e pontuação em concursos públicos.
O prazo para regularização do título de eleitor segue até 6 de maio de 2026.



