Destaque

Energisa orienta consumidores sobre autoleitura da conta de energia

Hoje em dia, está cada vez mais fácil saber o valor da conta de energia elétrica. A Energisa reforça a importância da leitura regular dos medidores para garantir a cobrança correta nas faturas e evitar estimativas e divergências no valor faturado.

O coordenador de leitura da Energisa Minas Rio, Fabrício Terra, explica que os consumidores podem realizar a autoleitura de forma totalmente digital, garantindo mais praticidade e controle sobre o consumo. O procedimento pode ser feito diretamente pelo celular, por meio dos canais digitais da concessionária, como o Gisa, o Energisa On e a agência digital disponível no site da empresa.

A autoleitura deve ser enviada até dois dias antes da data prevista de leitura, que consta na conta de energia. Para realizar o procedimento, o consumidor deve ir até o medidor, anotar os números do visor e informar os dados no canal de atendimento de sua preferência. Quando o leiturista não consegue acessar o medidor, a fatura pode ser emitida com base na média de consumo.

Na área rural, esse procedimento segue a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Como muitas propriedades ficam em locais de difícil acesso e permanecem fechadas por longos períodos, a leitura presencial pode ocorrer mês sim, mês não. Nesses casos, se não for possível realizar a leitura, a conta é calculada pela média dos últimos 12 meses de consumo do cliente.

Quando a leitura real é realizada novamente, qualquer diferença é ajustada automaticamente na fatura seguinte, garantindo que o consumidor pague exatamente pelo que utilizou. Para evitar o faturamento pela média, a Energisa orienta os clientes a utilizarem a autoleitura, que é considerada a melhor alternativa para garantir a cobrança pelo consumo real.

A concessionária também entrega anualmente o calendário de leitura para os clientes da zona rural, permitindo que eles saibam exatamente o dia de informar a autoleitura e evitem a cobrança por estimativa. Esse cuidado é ainda mais importante para produtores rurais, que costumam ter variações sazonais de consumo, especialmente em períodos de colheita, irrigação e uso de equipamentos mecanizados.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo