A solenidade da Quarta-feira de Cinzas reuniu fiéis na manhã desta terça-feira
A solenidade da Quarta-feira de Cinzas reuniu fiéis na manhã do dia 18, marcando o início da Quaresma e o período de preparação para a Páscoa de Cristo. Durante a celebração, houve a imposição das cinzas, rito que convida à reflexão e à busca pelos bens espirituais.
O vigário da Paróquia São Lourenço, em Manhuaçu, padre Rafael, explicou o significado da tradição. Segundo ele, as cinzas remetem à condição humana e à necessidade de conversão, dentro do tempo quaresmal vivido pela Igreja Católica.
Ao comentar a Campanha da Fraternidade, o sacerdote destacou o tema deste ano, “Fraternidade e Moradia”, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ele afirmou que a campanha propõe reflexão sobre a dignidade da moradia, com base em dados e estudos, e relaciona a oração com a realidade social. “A campanha da fraternidade nos ajuda a rezar e ao mesmo tempo contemplar e buscar fazer algo a mais para os nossos irmãos”, disse.
Padre Rafael orientou os fiéis a buscarem os materiais disponibilizados pela CNBB e utilizarem meios digitais para aprofundar o tema. Ele também reforçou a importância das práticas da Quaresma, como oração, jejum, caridade, participação na Via-Sacra, missas penitenciais e confissão.
A aposentada Maria Alice de Assis informou que participa da celebração todos os anos, mantendo a tradição do início da Quaresma.
Lorena Correia – Tribuna do Leste



