O 1º Seminário Estadual Intersetorial de Direito e Saúde da Pessoa com Deficiência será realizado nos dias 25 e 26 de junho, em Belo Horizonte. O evento vai reunir representantes de diversos setores públicos e municípios mineiros para discutir políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
Manhuaçu estará representada por equipes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a assistente social da Secretaria de Saúde, Márcia Henrique, o seminário contará com a participação de profissionais e instituições de diferentes áreas, entre eles, a promotoria pública, defensoria pública, equipes dos serviços da rede de cuidados da pessoa com deficiência, trabalhadores da saúde que atuam com a pessoa com deficiência, conselho da pessoa com deficiência e gestores locais de saúde, educação e assistência social.
De acordo com Márcia, o encontro terá como foco a discussão da intersetorialidade entre os direitos e a saúde da pessoa com deficiência, além da troca de experiências entre os participantes. “O importante da participação desse seminário é estar trocando experiências e recebendo conhecimento. Durante a programação, está prevista a formação de grupos temáticos. Acredito que teremos a oportunidade de levantar propostas que serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Saúde e ao Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência”, afirmou.
Além de participar das discussões, a equipe de Manhuaçu também foi convidada para integrar uma das mesas de debate do evento. O grupo apresentará a experiência do município na regulação do acesso aos serviços da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência para discutir o acesso ao serviço de saúde, apresentando a experiência de Manhuaçu da Junta Reguladora da Rede de Cuidados com a Pessoa com Deficiência, principalmente com relação à regulação do acesso aos serviços locais e aos serviços referenciados em outros municípios.
Segundo Márcia, ainda existe a possibilidade das propostas debatidas durante o seminário contribuírem para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência em Minas Gerais.
Lorena Correia – Tribuna do Leste



