CidadeDestaque

Câmara de Manhuaçu aprova quatro projetos em sessão ordinária

Em sessão ordinária realizada na noite desta quinta-feira (08/05), a Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou três projetos de lei um projeto de lei complementar. A reunião foi conduzida pela presidente do poder legislativo, Rose Mary, e pelos vereadores Cléber Benfica, vice-presidente, Allan do Alaor, primeiro secretário, e Kilder Perígolo, segundo secretário.

O projeto de lei complementar 04/2025, de autoria dos vereadores Cléber Benfica e Gilsinho, altera dispositivos da lei complementar 11/2019, que dispõe sobre o Código de Obras do Município de Manhuaçu. O objetivo da proposição é permitir a regularização de edificações e atender a necessidades pertinentes a construções em imóveis em zonas rurais, localizados em distritos e adequações de enquadramento do direito à propriedade privada. Benfica e Gilsinho esclareceram que as alterações propostas no projeto buscam desburocratizar processos na construção civil.

Durante a sessão, foram aprovados ainda três projetos de lei que tratam da denominação de Unidade Básica de Saúde (UBS) e de vias públicas. O projeto 28/2025, também do vereador Gilsinho, nomeia de Izabel Mendes Gomes a UBS em edificação localizada no distrito de Vilanova. O parlamentar destacou a importância da homenageada para a comunidade.

De autoria de Rose Mary, a proposição 29/2025 denomina de rua Sueli Maia Lopes logradouro localizado atrás do edifício Mirante do Coqueiro, no bairro Coqueiro. A vereadora ressaltou a relevância da personalidade para a história do município.

Já o projeto de lei 32/2025, de Cléber Benfica, dá nome de avenida Moriá a logradouro localizado no bairro Lajinha. O nome da via é uma referência ao Monte Moriá, tratado na Bíblia como o local em que Deus apareceu a Abraão e Davi. O nome vem do hebraico Möriyāh, cujo significado é “ordenado/considerado por Deus”.

Palavra franca

No momento da palavra franca, Cléber Benfica usou a tribuna para criticar a demora na construção de unidade da Fundação Cristiano Varella em Manhuaçu. Segundo ele, a promessa de instalação da unidade de tratamento do câncer já soma aproximadamente 15 anos e até o momento não se concretizou. Benfica pontuou os benefícios que uma extensão da fundação traria para o município, o que evitaria o deslocamento de pacientes até a cidade de Muriaé.

O vereador Misrael da Matinha chamou a atenção para a situação de estradas rurais de regiões do município como Palmeirinha e Manhuaçuzinho. De acordo com ele, muitas dessas vias encontram-se esburacadas e representam riscos, principalmente para veículos escolares que transportam crianças. Ele pediu aos vereadores atenção em relação a estas estradas.

Administrador Rodrigo aproveitou para anunciar que uma proposta de readequação financeira do contrato das obras de recapeamento do trecho da BR 262 do quilômetro zero ao 72 (trevo de Matipó) obteve parecer favorável no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Segundo ele, em aproximadamente 30 dias, de acordo com as informações recebidas, deverá sair a ordem de serviço para a retomada das obras a partir do distrito de Santo Amaro de Minas até o trevo de acesso à cidade de Matipó. O recapeamento consta do Plano Anual de Trabalho e Orçamento (PATO), de responsabilidade do DNIT.

Homenagem às mães

No início da reunião desta quinta-feira, a presidente da câmara, vereadora Rose Mary, quebrou o protocolo para fazer uma homenagem ao Dia das Mães, que será comemorado neste domingo (11/05). Ela usou a tribuna para desejar felicidades a todas às mães, em especial às mães servidoras do poder legislativo de Manhuaçu. Rose lembrou de seus filhos e de seu sonho de ser mãe. Ela convidou à frente do plenário a vereadora Adenilza da Saúde e as funcionárias mães da câmara para receberem uma lembrança.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo