No sábado, 17 de maio, a Polícia Militar de Meio Ambiente flagrou um desmatamento ilegal de vegetação nativa na zona rural de Manhuaçu, após receber uma denúncia anônima. Durante a ação, os policiais encontraram uma escavadeira em atividade de destoca. O operador fugiu pela plantação de café ao perceber a aproximação da equipe, assim como o proprietário do terreno, que escapou em uma motocicleta.
Com o apoio de um drone, foram registradas imagens da atividade ilegal e da fuga dos envolvidos. Um segundo operador, que manuseava uma pá carregadeira, foi abordado e informou ter sido contratado no mesmo dia por um terceiro, também responsável pela contratação do operador da escavadeira.
No local, foram encontrados veículos com compartimentos adaptados para armazenar óleo diesel e notas fiscais ligadas ao suspeito. Quatro veículos foram apreendidos, entre eles duas máquinas pesadas e dois automóveis, avaliados em mais de R$ 500 mil. Um dos envolvidos foi preso em flagrante por crime ambiental, com base no artigo 38-A da Lei nº 9.605/1998. A área desmatada será mensurada por meio de imagens de satélite para embasar as medidas administrativas.