Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Micro, realizada na segunda-feira (30/6), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu reforçou o chamado aos municípios para o planejamento e execução da Campanha de Vacinação Antirrábica 2025.
A mobilização foi conduzida pelo médico-veterinário e referência técnica da regional, Ernesto Ferreira Grillo, que alertou os gestores sobre a importância da organização prévia e do compromisso coletivo para alcançar os resultados esperados.
A previsão é de que a campanha tenha início em 4/8, e seja finalizada até o fim de setembro. Cada município deverá realizar as ações de imunização ao longo de 45 dias, com estratégias específicas para as zonas urbana e rural.
A vacinação será feita casa a casa nas áreas rurais e, nas cidades, em pontos fixos, com mobilização especial no Dia D. Cada município fará o Dia D em seu território de acordo com sua realidade, adotando as estratégias preconizadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Ministério da Saúde. A mobilização deverá ocorrer em todos os municípios da SRS Manhuaçu.
“O objetivo é vacinar o maior número possível de cães e gatos com mais de 3 meses de idade. A principal meta da equipe da SRS Manhuaçu é reduzir o risco de introdução do vírus rábico no ambiente urbano, protegendo a saúde da população”, destacou Ernesto Grillo.
Todos os municípios da região já foram capacitados pela equipe técnica da SRS e estão aptos a realizar a campanha com segurança e efetividade.
O superintendente regional de Saúde, Victor Carvalho Vieira, também ressaltou a relevância da mobilização e o papel dos municípios no enfrentamento da raiva. “Trata-se de uma zoonose viral grave, com letalidade próxima de 100%, segundo o próprio Ministério da Saúde.
A vacinação é a principal medida de prevenção e deve ser tratada como prioridade. A transmissão ocorre, principalmente, por meio de mordidas, arranhões e lambidas de animais infectados, por isso é fundamental manter a imunização em dia”, reforçou.
A campanha de vacinação contra a raiva é uma importante ação de saúde pública e integra os esforços do Governo de Minas para proteger a população e os animais, além de reforçar o papel das vigilâncias municipais na prevenção de doenças.
Texto e Foto: Antonio Rodrigues / ASCOM SRS Manhuaçu