
As forças de segurança de Minas Gerais prenderam no domingo, 29 de junho, um foragido da Justiça do Ceará, ligado à facção criminosa Comando Vermelho. A prisão ocorreu após nove dias de buscas, que mobilizaram a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar e a Polícia Civil.
Francisco Alleson Lima da Silva, foi inicialmente avistado em 20 de junho, durante abordagem a um veículo próximo à Unidade Operacional da PRF em Realeza. Na ocasião, ele fugiu do local e um outro ocupante do veículo foi preso por uso de documento falso. A partir desse momento, teve início uma operação conjunta de rastreamento e cerco.
Durante os nove dias de operação, o foragido permaneceu escondido em áreas de mata entre os municípios de São João do Manhuaçu e Orizânia. Ele relatou que sobreviveu com frutas e água disponíveis na região. A operação contou com o uso de drones com câmeras termais, inteligência artificial, helicóptero do Comando de Aviação do Estado e cães farejadores.
Segundo as autoridades, o suspeito possui mandados de prisão por envolvimento em homicídios, incluindo um caso que vitimou uma criança de 9 anos. A ação também visava evitar possível resgate por membros da facção, que poderiam deslocar-se de outros estados.
Após ser preso pela PRF na mata, o foragido foi levado para a delegacia de Muriaé e transferido para o sistema prisional. As forças de segurança destacaram a cooperação entre as instituições como fator determinante para o resultado da operação. A Polícia Penal e o Poder Judiciário decidirão sobre a eventual transferência para uma unidade prisional no Ceará.