
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) formalizou, nesta segunda-feira (7/7), a entrega de viaturas, armas e drones durante solenidade realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença do vice-governador Mateus Simões. Ao todo, foram investidos mais de R$ 11 milhões na aquisição de 32 drones, 51 viaturas, 587 pistolas 9 mm, 114 fuzis (Arad), 66 fuzis (T4), 37 espingardas (Military 12) e 16 submetralhadoras (SMT9).
Os recursos, oriundos de emendas parlamentares, termos de ajustamento de conduta e fundos estaduais e federais, vão beneficiar 64 cidades mineiras, com destaque para municípios da Zona da Mata, como Matipó, Ipanema, Caratinga, Pirapetinga, Juiz de Fora e Rio Casca. O objetivo é fortalecer as ações de repressão ao crime, modernizar os equipamentos e ampliar a capacidade de investigação da corporação.
“Foram muitos anos em que a Polícia Civil ficou preterida na aquisição de equipamentos. Estamos invertendo essa lógica para garantir uma estrutura moderna, eficiente e preparada para proteger os mineiros”, destacou o vice-governador Mateus Simões.
Além do novo armamento e das viaturas, o governo também reforçou o efetivo com concurso público e investimentos em estrutura física. Desde 2019, já foram entregues 1.343 viaturas, 2.881 armas de fogo, 170 drones, além da reforma ou inauguração de 177 unidades da PCMG. Os investimentos contribuíram para a redução de crimes violentos em Minas, que passaram de 95,5 mil em 2018 para 32,3 mil em 2023.