CidadeDestaquePolitica

Câmara reúne sociedade e autoridades para discutir soluções no trânsito de Manhuaçu

A Câmara Municipal de Manhuaçu realizou, na noite desta quinta-feira (17), uma audiência pública para discutir questões relacionadas ao trânsito no município. Durante a reunião, foram apresentadas demandas sobre sinalização, fiscalização, mobilidade urbana e acessibilidade, além de propostas de intervenção em áreas críticas da cidade. O encontro teve como objetivo discutir problemas enfrentados no trânsito da cidade e buscar soluções efetivas para garantir mais segurança e organização viária.

A audiência foi presidida pelo vereador Misrael Patrício, que avaliou positivamente os debates realizados. “Acredito que essa audiência pública foi de extrema importância. Tudo o que foi discutido aqui vai render frutos. As autoridades presentes deixaram suas contribuições e agora vamos encaminhar o material para o SAPL, onde ficará disponível a todo cidadão. A partir disso, tomaremos as providências necessárias para tentar implementar medidas que gerem resultados imediatos para a população de Manhuaçu”, afirmou.

Segundo o vereador, a participação das instituições envolvidas reforça a importância do tema. “Solicitamos a presença dos órgãos competentes, que estiveram aqui, explanaram e mostraram que compartilham o mesmo pensamento. Agora é hora de colocar em prática. Sabemos que há muita demanda e poucos profissionais atuando no setor, mas, segundo o diretor, já estão sendo tomadas providências para reforçar o efetivo e dar andamento às melhorias”, destacou Misrael.

Entre os participantes, esteve o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Hudson de Sousa Leite, que agradeceu pela realização da audiência. “É um tema complicado e que gera muitas cobranças. Por isso, essa escuta é tão importante. Já estamos executando algumas ações, como a retirada de veículos abandonados e a revitalização da sinalização da cidade. Esse trabalho começou em 2025 e nossa expectativa é concluir até o fim do ano com tudo padronizado conforme o Manual Brasileiro de Trânsito”, explicou.

Hudson também informou sobre projetos em andamento que serão apresentados ao Conselho Municipal de Trânsito e destacou a importância da colaboração popular. “Estamos analisando todas as sugestões e críticas recebidas hoje. A participação da sociedade é fundamental, não só nas reuniões, mas também com atitudes conscientes no dia a dia. A educação no trânsito é parte essencial do processo”, frisou.

Sobre medidas emergenciais, Hudson adiantou a implantação de faixas elevadas. “Estamos com um projeto para novas faixas em pontos estratégicos. Essas intervenções vão melhorar a acessibilidade e a travessia dos pedestres, principalmente em locais com grande circulação. Esperamos executá-las o quanto antes”, completou.

Entre a população, a representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Manhuaçu, Terezinha Pimentel Rhodes levou à tribuna as preocupações relacionadas à mobilidade de pessoas com deficiência. “Sou mãe de uma pessoa com deficiência intelectual e múltipla, de 36 anos. Enfrentamos dificuldades diariamente. Apesar das vagas demarcadas, muitas vezes a população não respeita. É um direito garantido pela Lei 10.098/2000, que precisa ser mais observado”, ressaltou.

Ela também cobrou medidas urgentes para o acesso ao bairro Roça Grande, nas proximidades da BR-262. “Aquela travessia é feita todos os dias por alunos e funcionários da APAE, inclusive nos dois turnos. O fluxo de veículos é intenso e não há estrutura adequada para a travessia de pessoas com mobilidade reduzida. É um risco diário”, afirmou.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo