Neste mês é comemorado o Julho Laranja, período dedicado à Campanha de Conscientização sobre a Ortodontia Preventiva e dos cuidados com a saúde bucal na infância. Segundo dados de 2024, gerados pela Dental Press Journal Orthodontics, cerca de 85% das crianças no Brasil necessitam de alguma correção ortodôntica.
Por isso, a odontopediatra Dra Rita de Cássia Menezes e a Dra Tássia Pêsso conversaram com o Tribuna e explicaram a importância do acompanhamento odontológico desde cedo, principalmente quando a criança tem hábitos de uso do bico, por exemplo.
A Dra Tássia Pêsso, que é ortodontista, também reforçou a necessidade de acompanhamento odontológico na infância, e destacou a importância da detecção precoce de problemas ortodônticos, ela ainda destaca que para um tratamento ortodôntico mais efetivo é necessário que a criança já tenha mais consciência, e seja capaz de colaborar com o processo: “A partir dos 5 anos já seria uma idade ideal pra gente começar a fazer a primeira avaliação dessa parte ortopédica, é a odontopediatria trabalhando junto com a ortodontia, porque no caso a odontopediatra já vai detectando esses problemas, mas nós, ortodontistas, temos que esperar também uma fase da criança ter uma maturidade, porque a gente precisa da colaboração dos pacientes, né? Eles precisam ter maturidade para poder colaborar com o tratamento ortopédico.”