DestaqueSaúde

Campanha Agosto Branco conscientiza sobre o câncer de pulmão, que está entre os que mais matam no Brasil

O câncer de pulmão está entre os que mais matam no Brasil. Segundo estudos da Fundação do Câncer, a tendência é de que o número de pessoas afetadas pela doença suba 65% enquanto a mortalidade chegue a 74% até 2040 no Brasil. 

A campanha Agosto Branco busca alertar a população sobre o câncer de pulmão, além de promover ações de prevenção e incentivo à erradicação do consumo de cigarro e seus derivados. A médica pneumologista Dra Jéssica Queiroz conversou com o Tribuna sobre a doença e explicou porque a doença está entre as mais letais no país: 

“O câncer de pulmão é considerado um dos mais letais porque ele é um dos mais prevalentes, um dos mais frequentes na população. Em outros países inclusive, para homens, é a primeira causa de morte por câncer, ele também tem uma tendência a se espalhar com mais facilidade, e também tem a questão do diagnóstico tardio, que no início do quadro ele tende a ter poucos sintomas ou até não ter sintomas, né? O diagnóstico é feito já com a doença avançada.” explicou.

A Pneumologista, dra Jéssica, ainda destacou os principais fatores de risco para a doença, reforçando o tabagismo como o principal deles, a médica explica que fumantes passivos, ou seja, pessoas que convivem com fumantes e tem exposição constante a fumaça do cigarro também podem sofrer com os problemas relacionados, inclusive o câncer de pulmão. Além disso, existem outros fatores que podem ser considerados riscos, como exposição ao amianto e a própria idade mais avançada.  A especialista também reforçou que o câncer de pulmão é uma doença silenciosa, e necessita de muita atenção aos sinais de alerta.

 

Lorena Correia – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo