DestaqueSegurança

Manhuaçu promove evento Agosto Lilás com foco na juventude

Na tarde desta quinta-feira, dia 28, foi realizado o evento Agosto Lilás: Mensagem à Juventude, no auditório da Câmara de Vereadores de Manhuaçu. A programação foi voltada ao fortalecimento das mulheres e à conscientização sobre a violência de gênero, com foco especial na juventude.

Durante o evento, foi prestada uma homenagem à primeira vereadora de Manhuaçu, Maria de Lucca Pinto Coelho. A empreendedora Isabelle Brissio ministrou uma palestra sobre empreendedorismo feminino, destacando a independência econômica como ferramenta fundamental para romper o ciclo da violência.

A Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica do 11º BPM, representada pelo sargento Ailton e pela sargento Mayara, também participou da programação. Eles apresentaram o trabalho de conscientização voltado ao público masculino, destacando a importância da prevenção: “Nesse mês, a Patrulha de Prevenção está realizando um trabalho de campo, visitando empresas, comércios e canteiros de obras, conversando com o público masculino. Estamos orientando sobre a Lei Maria da Penha, prevenção, saúde mental e os impactos do vício, que têm levado muitos à tensão e ao estresse. Em momentos de fuga, acabam cometendo violência contra a companheira ou namorada. É esse desaguar de violência que estamos combatendo”, explicou o sargento.

A advogada e coordenadora do curso de Direito das Faculdades Doctum, Dra. Ângela Vitória, abordou a importância de reconhecer os sinais de violência, denunciar os abusos e acolher as vítimas de relacionamentos abusivos. O evento foi encerrado com a fala da gestora de projetos sociais da Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana (FUMAPH), Ana Laura de Oliveira, que destacou o suporte oferecido às mulheres pela fundação, com orientações, apoio emocional e encaminhamentos para garantir atendimento integral: 

E lá (na Fundação) nós ofertamos um espaço bem à vontade, fora da questão da clínica, de atendimento médico, mas é um espaço onde ela vai chegar, tem o apoio da psicóloga e nós ofertamos também as oficinas, que ajudam essas mulheres a encontrar a própria dignidade dentro do mercado de trabalho. Antes, quando a mulher chega para a gente, nós ouvimos, entendemos a sua necessidade e a partir daí a gente começa a ofertar os trabalhos. Então ela precisa saber, ela precisa saber usar as ferramentas sociais para o próprio bem.”, destacou.

A presidente da Procuradoria da Mulher e da Comissão das Mulheres da Câmara de Manhuaçu, vereadora Adenilza da Saúde, compôs a mesa de abertura. O evento, aberto ao público, contou com a participação de alunos do 3º ano da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho e do programa Jovem Aprendiz do Senac, sendo encerrado pela presidente da Câmara, vereadora Rose Mary Miranda.

Para denunciar casos de violência contra a mulher, disque 180, número da Central de Atendimento à Mulher. Também é possível acionar a Polícia Militar de Minas Gerais pelo 190 ou comparecer pessoalmente à Delegacia da Mulher, localizada na Avenida Melo Viana, 222, bairro Bom Pastor. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30.

Além disso, instituições como o CRAS oferecem acolhimento e apoio psicológico às vítimas de violência, seja ela física, psicológica ou emocional.

Lorena Correia – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo