CidadeDestaqueSaúde

Setembro Amarelo 2025: Conversar pode mudar vidas

O foco é reforçar que o diálogo é uma ferramenta poderosa para acolher quem sofre em silêncio.

O Setembro Amarelo é um movimento, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida), teve sua primeira edição em 2015. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Ao longo desses anos, tem sido possível observar uma evolução na conscientização da sociedade como um todo em relação ao assunto, com quebra de tabus e a abertura para se conversar abertamente sobre suicídio em diferentes ambientes sociais, como dentro da família, nas empresas, imprensa e poder público.

Importância do engajamento coletivo na prevenção ao suicídio

Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode participar do Movimento. Mais do que simplesmente iluminar locais públicos ou chamar a atenção com ações de impacto, o CVV entende que o Setembro Amarelo deve ser uma oportunidade para se tratar do tema suicídio de forma ampla e consciente, por meio de palestras, debates, simpósios, publicações na imprensa e outras formas de criar um ambiente de conhecimento e esclarecimento.

Tema do Setembro Amarelo 2025

Em 2025, o Centro de Valorização da Vida (CVV) apresenta a campanha do Setembro Amarelo com o tema “Conversar pode mudar vidas”. O foco é reforçar que o diálogo é uma ferramenta poderosa para acolher quem sofre em silêncio.

Canais de comunicação

O CVV atua gratuitamente em todo o país, oferecendo apoio emocional por meio do número 188, disponível 24h, além do atendimento pelo site www.cvv.org.br. Todos os atendimentos são feitos por voluntários treinados, com absoluto sigilo e respeito à individualidade.

Fonte: cvv.org.br

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo