DestaqueEducação

Estudante da rede estadual em São João do Manhuaçu é selecionada para intercâmbio internacional pelo Passaporte Mineiro

O intercâmbio abre possibilidades de alunos da rede estadual por meio do incentivo ao estudo

A aluna Yasmin Araújo Silva, do 1º ano da Escola Estadual Professor Juventino Nunes, localizada em São João do Manhuaçu, foi selecionada para participar do programa Passaporte Mineiro do Conhecimento, iniciativa do Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Educação. O país de destino do intercâmbio, previsto para 2026, ainda não foi divulgado.

O programa oferece bolsas integrais para intercâmbio estudantil internacional a alunos da rede pública estadual, com duração de até um ano letivo. Para participar da seleção, o estudante deve estar matriculado no 1º ano do Ensino Médio, ter frequência escolar superior a 85% e média igual ou superior a 85% nos componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no ano letivo anterior. É necessário ainda ter entre 14 e 17 anos e seis meses na data do embarque e não ter sido reprovado em nenhuma etapa da trajetória escolar.

Os candidatos aprovados nos critérios iniciais participam de um período de preparação em Belo Horizonte e passam por entrevista antes da seleção final.

Segundo o diretor da Escola Estadual Professor Juventino Nunes, Adriano Vieira da Silva, a iniciativa amplia as possibilidades educacionais dos alunos da região e serve como estímulo à dedicação aos estudos.

Segundo o Diretor da Escola Estadual Professor Juventino Nunes, Adriano Vieira da Silva, esta é uma oportunidade única para os estudantes: “Para nós, que a perspectiva de sair do país é muito pequena, e para os alunos que principalmente são da zona rural, trabalham na colheita do café, trabalham com os pais na agricultura familiar, seria uma oportunidade única, né? Para muitos, é a única oportunidade que eles teriam de fazer o intercâmbio e ir para outro país. E isso cria uma expectativa muito grande, principalmente para aqueles que estudam, gostam de estudar, mas vêem poucas possibilidades.”, Destacou.

Adriano também reforçou a importância do Passaporte Mineiro do Conhecimento para o incentivo aos alunos se dedicarem ainda mais nos estudos, segundo ele, a oportunidade vai trazer maior interesse pelos estudos, por estar frequente nas aulas e participar das atividades da escola, já que os alunos miram a oportunidade de participar do intercâmbio na próxima edição do Projeto.

Esta é a segunda edição do Passaporte Mineiro. Além de Yasmin, outros estudantes de escolas que fazem parte da Secretaria Regional de Educação de Manhuaçu também foram contemplados. Um dos selecionados, Pedro Henrique Vargas de Souza, da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, já está em intercâmbio na Argentina.

 

Lorena Correia – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo