Manhuaçu encerra Campanha Agosto Lilás com encontro voltado ao acolhimento e conscientização
O encerramento da Campanha Agosto Lilás foi marcado por um encontro promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Manhuaçu, em parceria com a Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana (FUMAPH). O evento foi realizado nesta quarta-feira, dia 03, e teve como foco o acolhimento de mulheres, promovendo o autocuidado e o autoconhecimento por meio de palestras com psicólogas e representantes da FUMAPH.
A programação contou com a presença da policial civil Ana Rosa, referência no atendimento a mulheres em situação de violência. Ela destacou a importância do programa Chame a Frida como ferramenta de apoio e proteção às vítimas.
A psicóloga e Técnica de Referência do CRAS de Manhuaçu, Rivania de Sousa, explicou o propósito do evento e o trabalho desenvolvido pela instituição: “Neste último dia, que é o encerramento, já estamos em setembro, mas o encerramento só foi possível hoje, pensamos em acolher as mulheres, fazer uma tarde de discussão do cuidado com elas, nós sabemos o quão difícil é para as vítimas denunciarem, e muitas vezes perceberem que estão sofrendo violência, então nessa tarde a intenção foi o cuidado consigo, a percepção de si mesmas, conversar sobre o assunto que é tão complexo e tão sensível.”
A psicóloga do CRAS, Natália de Lourdes Warol Portes, palestrante do dia, ressaltou a importância das campanhas de conscientização também para mulheres que não vivenciam a violência diretamente: “Costumo pensar que nós somos disseminadores do conhecimento. A mulher que não sofreu nenhuma violência pela vida fora, ela vem para esses encontros, ela vem para esses espaços de mobilização social e vem para os espaços comunitários para que a gente juntas possa vivenciar, observar, ouvir, sermos orientadas dessa dificuldade que essa mulher violentada passa. Então esses espaços sociais e coletivos, eles dão um pontapé inicial para que a gente acolha essas mulheres.”
O evento integra o projeto Café com Prosa, uma iniciativa do CRAS de Manhuaçu que visa promover o acolhimento e o atendimento às mulheres em diversas áreas de suas vidas.
Para denunciar casos de violência contra a mulher, disque 180 (Central de Atendimento à Mulher). Também é possível acionar a Polícia Militar de Minas Gerais pelo número 190 ou comparecer à Delegacia da Mulher, localizada na Avenida Melo Viana, 222, bairro Bom Pastor. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30. Em situações de emergência, utilize o aplicativo Chame a Frida para contatar a Polícia Civil.
Lorena Correia – Tribuna do Leste