
A estudante Hanna Lívia Silva Guerhardt, da Escola Estadual João Xavier Costa, em Manhuaçu, foi selecionada para participar do programa Passaporte Mineiro do Conhecimento, que oferece bolsas para intercâmbio estudantil em outro país. O embarque está previsto para 2026, e o país de destino ainda não foi informado.
O programa é voltado para alunos da rede pública estadual e tem duração de até um ano letivo. Para ser selecionada, Hanna apresentou frequência regular e média igual ou superior a 85% nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no ano anterior.
Hanna comentou sobre o desenho de conhecer a Itália e a oportunidade como forma de crescimento que o itercâmbio oferece para além da sala de aula: “Ah, eu queria muito que fosse para a Itália, por causa da culinária, assim, a história, eu acho mais interessante. […] Isso vai me dar uma nova visão do mundo, vai furar um pouco a bolha do que eu estou acostumada, da minha zona de conforto.” contou.
A diretora da escola, Daniela Muratori, afirmou que a participação da estudante no programa influenciou outros alunos a se interessarem pela iniciativa: “Tem alunos falando para mães, e mães também dizendo: ‘olha, meu filho, depende do seu esforço’. […] Então, assim, a gente falou muito nas salas com eles. Eu tenho nonos anos aqui, são turmas muito cheias.” destacou
Esta é a segunda edição do programa. Além de Hanna, a estudante Yasmin Araújo Silva, de outra escola da Secretaria Regional de Educação de Manhuaçu, também foi selecionada e participará do intercâmbio em 2026. Na edição anterior, o aluno Pedro Henrique Vargas de Souza, da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, foi selecionado e está em intercâmbio na Argentina.
Lorena Correia – Tribuna do Leste