
Na manhã desta terça-feira, 9 de setembro, foi realizada a palestra “Revelando Direitos, Desarmando Golpes”, promovida pelo PROCON de Manhuaçu. O evento contou com a participação de representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, das polícias Militar e Civil, além do público com 60 anos ou mais, foco principal da atividade.
O coordenador do PROCON de Manhuaçu, Glauco Murad Macedo, abordou práticas consideradas abusivas que afetam a população idosa, principalmente em situações envolvendo falta de informação e destacou o grande público presente: “Nós tivemos lotação máxima, nós tivemos várias autoridades presentes, ou seja, nós atingimos o nosso público-alvo, que é o 60 mais, e ao mesmo tempo conseguimos conscientizar e envolver quem de fato pode alterar essa realidade de golpes e de revelação de direitos ao público 60 mais.”
A servidora do PROCON Minas Gerais, Deiser, conduziu uma apresentação com dinâmicas voltadas à identificação de possíveis golpes. Foram repassadas orientações como: o INSS não solicita informações por celular nem exige prova de vida por meios virtuais; o cartão e a senha não devem ser guardados juntos; não se deve aceitar ajuda de desconhecidos em agências bancárias; e é importante evitar que terceiros tirem fotos de documentos ou das vítimas. Também foi destacado que é proibido autorizar empréstimos ou transações financeiras por meio de gravações de voz feitas por telefone.
Deiser reforçou ainda que o uso de inteligência artificial para simular vozes e imagens tem facilitado que vítimas caiam em golpes antigos, como o golpe do sequestro: “Golpes feitos por I.A. são muito difíceis de serem identificados, porque eles pegam a voz do seu familiar, eles pegam um vídeo dele e transformam isso em pedidos de socorro, em pedidos de dinheiro, então a gente orienta as pessoas que ao receberem pedidos de depósitos ou PICs, nunca façam isso imediatamente, desliguem o telefone. Vai procurar saber dessa pessoa, onde ela está, o que ela está fazendo, se ela realmente está precisando desse valor, é a única maneira de você se prevenir dessa forma.”
Durante o evento, foram realizadas orientações para ativação de verificações de segurança em aplicativos como WhatsApp e outras redes sociais. A Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra Dornelas, e membros do legislativo também marcaram presença no evento e destacaram a atenção que o PROCON apresenta com problemas que estão afetando a rotina e renda da população.
Lorena Correia – Tribuna do Leste