CidadeDestaqueSaúde

Mais de 70 pessoas participam de ação de doação de sangue em Manhuaçu

No último sábado (13), a solidariedade ganhou destaque em Manhuaçu. Mais de 70 pessoas se cadastraram e participaram de mais uma edição da ação de doação de sangue promovida pela Fundação Hemominas. A iniciativa, que ocorre uma vez por mês, transforma o centro de coleta em um ponto de esperança para pacientes que dependem de transfusões.

De acordo com a Hemominas, a doação de sangue ajuda no tratamento de vítimas de acidentes, pacientes em cirurgias, pessoas em tratamento contra o câncer e portadores de doenças crônicas que necessitam de transfusões regulares.

O técnico em enfermagem da Fundação, Antônio Maurício, explicou como funciona o processo de doação quando o doador chega à sala de coleta. “Quando o doador chega aqui, a gente o recepciona, confere a documentação dele, faz a conferência com kit que é montado aqui na sala. Esse kit é com a bolsa, com os tubos, onde serão feitos os exames das doenças transmitidas pelo sangue. A gente orienta o doador para que ele possa fazer a lavagem nos braços. Após essa lavagem ele senta nas cadeiras, onde a gente vai procurar o melhor acesso para gente estar fazendo a pulsão nesse doador”, destacou.

O doador Ronaldo Lopes Dutra, falou sobre a importância da doação. “ Tem um grupo de moradores de umas 60 pessoas e a gente sempre se mobiliza e vem aqui de tempos em tempos, a cada três meses dentro da carência para atender essas necessidades”, frisou.

A fundação reforça que doar sangue é um gesto simples, rápido e seguro, mas que faz toda a diferença na vida de quem precisa. Para participar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. No caso de menores de 18 anos, é preciso apresentar autorização e estar acompanhado de um responsável legal.

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo