
Uma audiência pública para a prestação de contas do município e da área da saúde aconteceu em Manhuaçu na tarde da última terça-feira. A reunião foi realizada em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que visa garantir maior transparência na prestação de contas do município.
A prestação de contas do orçamento foi conduzida pelo contador Gentil Alves Barbosa Filho, bem como pelo secretário da Fazenda, Magno Marçal Soares, que prestou esclarecimentos às dúvidas apresentadas pelos vereadores. O secretário Magno Marçal fez uma avaliação da situação financeira do município e destacou a importância da demonstração dos resultados da cidade para a população: “Então essa transparência, essa demonstração de alocação, ela traz para mim, enquanto cidadão, para você a confiança que tem sido gerido com eficiência, com clareza, com seriedade e com comprometimento dos recursos municipais. Como nós demonstramos aqui nesta tarde, nós avaliamos de uma forma muito positiva.”, disse ele.
Em seguida, foi apresentado o relatório da saúde em Manhuaçu, com a presença do secretário de Saúde, Juliano Estanislau, e da equipe de coordenadores da Saúde. Durante a apresentação, os vereadores Jânio Garcia Mendes, Kelson Santana dos Santos, Misrael Patrício de Oliveira e Rodrigo Júlio dos Santos fizeram questionamentos referentes ao documento e a questões relacionadas ao atendimento da população na cidade.
O secretário Juliano destacou o crescimento dos atendimentos da atenção primária no município: “A atenção primária é considerada a ordenadora do cuidado no SUS. É a porta de entrada do paciente no Sistema Único de Saúde. Então, o investimento na atenção primária, à adequação dos protocolos, dos processos de trabalho são fundamentais para que a gente possa ter um desenho de um percurso adequado desse paciente dentro do Sistema de Saúde, seja na especializada ou na hospitalar.”, comentou.
Em contrapartida ao crescimento na atenção primária, houve uma queda nos procedimentos específicos realizados, que também foi comentada pelo secretário de Saúde: “Nós temos uma queda também, por questão da melhoria no procedimento na atenção primária via teleconsultoria, mas os atendimentos especializados, a queda é muito pequena. A gente também está trabalhando com relação aos procedimentos que são exames especializados, tipo ressonância, tomografia, colonoscopia, endoscopia, a gente está credenciando novos prestadores para que a gente tenha outros estabelecimentos e consiga fazer mais serviços durante esse final de ano e no percorrer da nossa gestão.”, disse.
Reuniões ordinárias da Câmara Municipal e audiências públicas são abertas à participação dos cidadãos em geral.