A Festa da Colheita marcou o encerramento da temporada de Dias de Campo em Manhuaçu

A Festa da Colheita marcou o encerramento da temporada de Dias de Campo. O evento aconteceu nesta sexta-feira (03), na tradicional propriedade da família Tito ‘s , em Palmeirinhas.
O Dia de Campo é uma realização da EMATER em parceria com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável com objetivo de aprimorar os trabalhos da cafeicultura e melhorar a qualidade do café produzido na região, crescimento que já é percebido no setor em Manhuaçu, segundo o Extensionista Agropecuário da EMATER, Cristiano Silva.
Para o produtor rural José Marcelino tito, os Dias de Campo promovidos são muito importantes pois além de agregar conhecimento, aproximam o produtor rural das técnicas e tecnologias necessárias para melhorar a produção: “Os dias de campo em parcerias com a Emater, a Prefeitura, principalmente o nosso município, tem levado a nossa cafeicultura a um patamar diferenciado. Portanto, os melhores cafés são os daqui da nossa comunidade, tem parentes meus. Isso faz com que nós, cafeicultores, ganhamos também, não só em mídia, mas também financeiramente, e também no visual da cafeicultura. Isso muda tudo. E traz também a proximidade daquele que tem produto com quem produz. Por exemplo, eu estou comentando sobre a correlação de maquinários para facilitar a vida do cafeicultor, porque o dia de campo é isso.”
O último evento do circuito contou com a palestra do agrônomo e pesquisador do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento José Braz Matiello, uma referência na cafeicultura moderna no Brasil abordando as melhores práticas e variedades para a cafeicultura de montanha. Além disso, o evento contou com demonstrações técnicas e o concurso Garota do Café.
Estiveram presentes na festividade o vice-prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer; o secretário de agricultura e desenvolvimento sustentável, Sandro Tavares; além de membros da comunidade, associação de mulheres e parlamentares.
Este foi o sétimo e último Dia de Campo de 2025, mas segundo Cristiano, os planos para o circuito de 2026 já estão acontecendo. O extensionista relembra que, agora, o foco é também nos concursos de qualidade do café: “Então, a gente hoje aqui já está estabelecendo as parcerias para o ano de 2026. (…) O ano que vem a gente quer estar levando também a diversas comunidades, como a gente fez esse ano (…). Assim a gente fica, assim, muito feliz hoje. E a gente vai para cima aí agora para ganhar os nossos concursos de café, e toda a região muito bem representada no cenário estadual e também nacional, e quem sabe no nível mundial e também com nossos cafés brilhantes aí fora do Brasil também.”
Lorena Correia- Tribuna do Leste