
O prazo para cadastramento escolar do ensino fundamental para a rede pública de ensino tem início na próxima terça, dia 14 de outubro por meio da plataforma online do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) cadastroescolar.educação.mg.gov.br. O SUCEM é a única forma de garantir vaga na rede pública de ensino.
O cadastro deve ser feito pelos pais ou responsáveis legais de crianças que se enquadrem nos seguintes requisitos:
– Crianças que vão ingressar no Ensino Fundamental I, que tenham 6 anos completos ou irão completar até 31 de março de 2026;
– Alunos que iniciarão o 6º ano ou o Ensino Médio em 2026;
– Estudantes em mudança de rede de ensino (particular para pública, municipal para estadual, estadual para municipal, ou vindos de outras localidades);
– Jovens e adultos interessados em ingressar no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também devem se cadastrar no sistema.
A responsável pelo SUCEM em Manhuaçu, Rosilene Aparecida Alves da Silva, reforça a importância dos pais e responsáveis realizarem o cadastro das crianças, e estar atento ao prazo, que encerra em 14 de novembro: “(o cadastro) é a única forma que a família tem de já segurar essa matrícula para 2026 e não correr o risco de ter a criança encaminhada para uma escola longe da sua residência, um lugar difícil de acesso. É uma ferramenta indispensável, então a gente pede que todos os pais façam o cadastro no tempo devido, no tempo certo, para não ver o seu filho prejudicado no ano de 2026.”
Para cadastrar o aluno é necessário que a criança tenha o Certificado de Pessoa Física (CPF). A inscrição no SUCEM não equivale à matrícula escolar, posterior ao encerramento do prazo, em dezembro serão divulgadas as designações de cada criança, e o passo seguinte é a realização da matrícula do estudante na escola determinada.
Rosilene reforça que, os pais ou responsáveis legais que tiverem dificuldades com a inscrição online ou apresentarem dúvida para realização do cadastro podem procurar a escola da rede pública mais próxima ou a secretaria de educação de Manhuaçu, localizada na rua Monsenhor Gonzalez, 350 – 2º andar – Centro, que estarão servindo como ponto de apoio.
“Para aqueles pais que têm dificuldade, às vezes não têm acesso à internet, ou têm dificuldade de acessar a plataforma e preencher o cadastro, as escolas municipais, tanto as estaduais, vão servir como ponto de apoio. A secretaria também vai estar servindo como ponto de apoio. Então aquele pai que achar que não vai dar conta, que não tem acesso à internet, pode nos procurar ou procurar a escola mais próxima e pedir ajuda para fazer o cadastro de seu filho.” reforçou.
Lorena Correia – Tribuna do Leste