CidadeDestaqueSaúde

Saúde de Manhuaçu realiza “Dia D” de Multivacinação neste sábado, 18

A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu promove, neste sábado (18), o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação. O evento ocorre das 8h às 16h. Em um esforço concentrado para aumentar a cobertura vacinal e proteger a comunidade contra doenças imunopreveníveis, todas as unidades de saúde do município estarão abertas, e um Vacimóvel estará posicionado na praça central, em frente ao Coreto. A mobilização visa alcançar não apenas crianças e adolescentes, mas toda a população, independentemente da idade.

O secretário municipal de Saúde, Juliano Estanislau, ressalta a importância da iniciativa como uma ferramenta de preservação da vida. “Estamos observando doenças que já estavam erradicadas voltando a aparecer. Vacina é vida, previne doenças e preserva a saúde da população”, afirmou. Ele destacou que a campanha oferece proteção contra enfermidades graves, incluindo alguns tipos de câncer, como o de colo de útero, que pode ser evitado com a vacina contra o HPV.

Diferente da diretriz nacional, que foca a campanha até os 15 anos, Manhuaçu estenderá a oferta de imunizantes para todos os públicos. “Queremos melhorar a cobertura vacinal e evitar que doenças erradicadas ressurjam”, convocou o secretário. Além disso, a vacinação contra o HPV será estendida para a faixa etária de 10 a 19 anos, visando recuperar adolescentes que não se imunizaram anteriormente.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Lorena Gonçalves Assis, explicou que a estrutura do “Dia D” foi pensada para facilitar o acesso de quem tem dificuldades de comparecer aos postos durante a semana. “Todas as unidades estão munidas para receber a população. É uma ótima oportunidade para quem não tem tempo disponível”, comentou.

Para se vacinar, é recomendado levar o cartão de vacina, mas a ausência do documento não impedirá a imunização. “Caso não tenha o cartão em mãos, não há problema. Basta levar um documento de identificação para ser vacinado”, orientou Lorena.

Apesar da adesão da população ser considerada boa, a coordenadora afirma que os índices podem melhorar e faz um apelo especial aos jovens. “A procura pela vacina HPV entre os adolescentes tem sido baixa. Reforçamos para que esse público busque uma unidade. O mesmo vale para a vacina da dengue, destinada à faixa de 10 a 14 anos”, alertou.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo