CidadeDestaqueSaúde

Neurologista alerta para consequências da intoxicação por metanol

O Brasil já registra  6 mortes por intoxicação causada por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, segundo o Ministério da Saúde. A maioria das ocorrências foi registrada na Grande São Paulo, mas Minas Gerais também tem um caso suspeito em Itajubá, no Sul do Estado. Em Ipatinga, a Prefeitura descartou a hipótese de envenenamento por metanol na morte de um homem de 26 anos.

O metanol, substância química presente em certas composições alcoólicas, representa um risco à saúde humana. A ingestão da substância pode causar náusea, convulsão, cegueira e levar ao óbito.

O neurologista Thiene Talma forneceu informações sobre o mecanismo de ação do metanol no organismo. “Os efeitos do metanol no organismo, eles são os efeitos tóxicos, após a metabolização dele no fígado, ele forma os metabólitos tóxicos que vão gerar todos os sintomas que foram apresentados nessas intoxicações. geralmente os sintomas costuma ser turvação visual, como se fosse uma ressaca com algo a mais. Uma dor gastrintestinal, pode evoluir com convulsões, pode evoluir também com o rebaixamento do nível de consciência”, frisou.

A substância pode ser encontrada em bebidas alcoólicas falsificadas ou produzidas de forma artesanal. Em casos de suspeita de ingestão, a busca por atendimento médico imediato é a recomendação. ” O que a gente orienta é buscar atendimento médico no pronto atendimento, quando tiver algum sintoma”, destacou o neurologista.

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo