A escritora Rita Sanglard se prepara para lançar quatro livros no próximo mês, em um evento que será realizado na Casa de Cultura de Manhuaçu. As obras abordam temas ligados à inclusão, ao autismo e aos desafios enfrentados por pessoas que convivem com essas condições no dia a dia.
De acordo a autora, as produções chegam em um momento especial de sua trajetória e refletem experiências pessoais e acadêmicas. Em uma das obras, ela retrata a história de “Gaia” , uma indígena surda, inspirada em vivências durante o período em que realizou o mestrado em uma aldeia no Paraná. Outro título apresenta “Bel e Gael”, duas crianças autistas, explorando de forma leve e educativa a descoberta do autismo e a importância da compreensão familiar.
Já o livro “Sirius, o Dragão Azul” é voltado ao público infantil e traz uma narrativa sobre aceitação e valorização das diferenças, por meio da história de um dragão que se sente excluído, mas que acaba mostrando sua importância em um momento decisivo.
Segundo ela, a família é a base essencial para as crianças atípicas e que elas possam se desenvolver e alcançar seu potencial ao longo da vida. “A família é a base. Uma família que tem uma base estruturada, que percebe que ali tem uma criança, que muitas vezes as famílias sonham com a criança ideal, mas vem a criança real. O que aconteceu na minha família há tempos atrás não se falava em autismo, mas eu tive uma família que me deu uma base, que me deu uma estrutura, ressaltou”.



