A equipe multidisciplinar da Atenção Primária à Saúde de Manhuaçu realizou, na tarde de sábado (08), um evento comemorativo em celebração ao Dia do Idoso. Realizado no espaço da Câmara Municipal, o encontro reuniu idosos do município e da região para atividades de integração, promoção da saúde e lazer, incluindo sessão de cinema, desfiles e sorteios.
A iniciativa, que ocorre anualmente desde 2009, busca reforçar o bem-estar da população idosa. Segundo Elaine Amorim, coordenadora da equipe multidisciplinar da Atenção Primária, a celebração foi agendada para este sábado devido à necessidade de um espaço maior para a programação, que incluía uma sessão de cinema. “Saúde não é só ausência de doença. É a gente estar feliz, estar bem conosco mesmo e com os outros à nossa volta”, afirmou Amorim. Ela destacou que o objetivo do evento é “juntar as comunidades” e mostrar que a população idosa “tem vez”.
A coordenadora explicou que a Atenção Primária foca na prevenção, sendo a atividade física uma das principais frentes. Os Grupos de Atividade Terapêutica (GAPs), embora tenham os idosos como público principal, são abertos a todas as idades. “A gente entende que a população hoje quer mais, não só o médico atendendo, mas as outras questões também para ajudar na prevenção”, disse.
Sobre as políticas públicas para idosos, a coordenadora avalia que o município está “crescendo”, com um conselho mais fortalecido e idosos mais conscientes de seus direitos. No entanto, ela ressalta a necessidade de melhorar a divulgação de informações, citando a vulnerabilidade a golpes, como o de celular clonado. Ela incentivou a população a participar dos Conselhos Locais de Saúde (COLS) para apresentar propostas de melhoria.
Participantes destacam importância das atividades
Presente no evento, o senhor Benoni da Paixão, morador do bairro São Vicente, classificou os grupos de atividade física como uma “grande vitória” para a comunidade. Ele participa das atividades desde 2008 e ressaltou o impacto positivo dos exercícios na saúde. “Eu tive muita conquista com isso e me sinto muito feliz. Não só eu, mas toda a comunidade lá se sente muito feliz com esse trabalho”, declarou.
Ana Maria Silva, moradora do distrito de Vilanova e participante do grupo de ginástica, também elogiou a iniciativa. “Esse evento é uma maravilha, uma benção de Deus. Através desse evento a gente faz muita amizade”, comentou. Ela destacou a boa relação dos participantes com os profissionais de saúde que conduzem as atividades.
Danilo Alves – Tribuna do Leste



