CidadeDestaqueSaúde

Audiência da Assembleia em Manhuaçu discute instalação de ambulatório de quimioterapia da Fundação Cristiano Varella

Uma audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi realizada nesta sexta-feira (14) em Manhuaçu para discutir a instalação do Ambulatório de Quimioterapia da Fundação Cristiano Varella no município. A reunião, presidida pelo deputado estadual Grego da Fundação, contou com representantes do Legislativo de diversas cidades da região.

O secretário de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau, destacou a preocupação diante do aumento dos diagnósticos na região.“Olha, essa é uma preocupação nossa do município de Manhuaçu, da população em geral e o próprio governo federal, o governo do estado tem percebido esse aumento de casos e a preocupação no sentido de um diagnóstico precoce para que a gente possa identificar o problema mais no início da doença, para que possa ter um atendimento oportuno e essa pessoa possa ter sucesso nesse tratamento. A Fundação Cristiano Varella em Muriaé sempre foi muito bom para Manhuaçu e agora vai ser melhor ainda, porque nós vamos ter uma unidade aqui, o que vai encurtar essas distâncias, vai facilitar o tratamento, mais conforto para o paciente”.

O diretor-superintendente da Fundação Cristiano Varella, Sérgio Dias Henriques, explicou que o investimento inicial será custeado pela própria instituição. “Todo o recurso do investimento que vai ser realizado aqui no primeiro momento, ele vai ser realizado pela Fundação. Toda essa parte de custeio, ela vai vir depois, a de vinda da prestação de serviço, da própria prestação de serviço ao SUS e a gente tem, como nós temos aí, busca de emendas parlamentares com deputados, que auxilia manter lá a Fundação, o objetivo de lá também ajudar e manter esse serviço aqui.”

O deputado Estadual Grego da Fundação apresentou o estudo logístico que levou à escolha de Manhuaçu como polo da nova unidade. “Do ponto de vista logístico, a escolha, ela se baseou em um raio de aproximadamente 120 quilômetros de distância de Muriaé. Então, esse estudo escolheu a cidade de Ubá, num sentido 120 quilômetros ao sul, e Manhuaçu, em torno de 120 quilômetros ao norte. Muriaé fica nesse centro. Com isso, a gente reduz praticamente a viagem dos nossos pacientes à metade, que passarão a ser atendidos em Ubá a partir de março de 2026 e em Manhuaçu a partir de meados de 2027.”

Ele acrescentou que o novo ambulatório atenderá um grande contingente populacional. “Tivemos representatividade de dezenas de municípios ao redor de Manhuaçu. Como foi dito aqui, essa região representa um atendimento a aproximadamente 350 mil habitantes. E a chegada da Fundação Cristiano Varella em Manhuaçu é uma comprovação concreta da preocupação da política pública em chegar mais próximo da residência de cada habitante.”

Moradores também acompanharam a audiência. Adão Marques falou sobre a expectativa das comunidades da região. “Isso é uma coisa muito importante, vir para a nossa cidade. Isso é um ganho muito grande para a nossa comunidade, para as nossas cidades e as cidades vizinhas. Como eu já perdi meu pai com essas doenças e vejo a dificuldade que a comunidade hoje está passando, então esse hospital vindo para aqui, sendo essa grande construção, vai ser um prazer enorme para a nossa comunidade e para outras regiões também que dependem de fazer os tratamentos.”

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo