Após a cassação do então prefeito eleito, Paulo Sérgio Pereira, e do vice-prefeito, Alex Sandro Franco, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – depois do reconhecimento de abuso de poder político e econômico, além da prática de condutas vedadas pela legislação eleitoral durante a campanha para as Eleições de 2024 –, as novas eleições em Martins Soares devem eleger o novo prefeito e vice-prefeito no dia 07 de dezembro de 2025.
O Cartório Eleitoral de Manhumirim é responsável pela organização e apuração da eleição no município. Segundo Leonardo Bertolace, chefe do cartório eleitoral, para uma eleição de menor porte como a de Martins Soares, serão mobilizados cerca de 120 voluntários convocados que passarão por treinamentos de capacitação no próprio cartório eleitoral até o dia da votação.
Leonardo também indica que apenas os eleitores que regularizaram ou transferiram o título de eleitor até o dia 09 de julho de 2025 estão aptos a votar no dia 07 de dezembro. Os títulos de eleitor com alterações para a cidade após esta data não serão encontrados no sistema das urnas e, portanto, não poderão votar para prefeito e vice.
Para atender às demandas da eleição suplementar, o Cartório Eleitoral segue em plantões de trabalho aos fins de semana e feriados, de 12h às 17h. O trabalho visa atender a denúncias e averiguar as possíveis irregularidades. Segundo o chefe do cartório, os plantões podem seguir até que as fiscalizações da campanha sejam completas e a diplomação dos novos eleitos aconteça, ou até dia 29 de dezembro, data de diplomação pré-definida pela resolução que regulamenta as eleições.
Lorena Correia – Tribuna do Leste



