O Chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, com sede em Ipatinga, Delegado Gilmaro Alves, foi um dos homenageados com a Medalha Santos Dumont 2025. A solenidade de entrega da honraria ocorreu nesta quinta-feira (20), na Fazenda Cabangu — atual Museu de Cabangu —, localizada na cidade de Santos Dumont.
O evento reuniu as principais autoridades do estado, incluindo o Governador Romeu Zema; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (Tadeuzinho); o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); além de deputados federais e estaduais. As Forças de Segurança também estiveram amplamente representadas, com destaque para a presença da Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Delegada-Geral Dra. Letícia Gamboge.
Reconhecimento coletivo
Em seu discurso de agradecimento, a autoridade policial fez questão de compartilhar o mérito da condecoração com sua equipe, enfatizando que os resultados da segurança pública são fruto de trabalho em conjunto.
Meu agradecimento especial a todos os servidores do nosso Departamento e das nossas Regionais. Sem o trabalho, a dedicação e o comprometimento de cada um de vocês, este reconhecimento não seria possível. Entendo esta medalha como um mérito coletivo, que reflete o esforço diário de todos nós na Polícia Civil de Minas Gerais”, concluiu.
Honraria
A Medalha Santos Dumont é uma das condecorações mais tradicionais do estado. O objetivo principal da comenda é celebrar o primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar, eternizando o legado e a inventividade do mineiro Alberto Santos Dumont, o “Pai da Aviação”.
A medalha é concedida anualmente a personalidades, instituições e autoridades civis e militares que tenham prestado contribuições relevantes para o desenvolvimento da aviação, bem como para o progresso econômico, social e cultural do Estado de Minas Gerais e do Brasil.
Danilo Alves – Tribuna do Leste



