CidadeDestaqueEducaçãoGeral

Professora de Manhuaçu é medalhista de ouro em Olimpíada de Matemática e ganha intercâmbio para a China

A professora de Matemática de Manhuaçu, Erika Dagnoni Ruggiero, foi premiada com medalha de ouro juntamente com outros 19 professores do Brasil, sendo 6 deles mineiros. A Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr) promovida pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) tem como objetivo reconhecer e incentivar o ensino de matemática em todo o país.

Foram mil e duzentos professores de todo o País que participaram da olimpíada, o processo de avaliação incluiu três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo demonstrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista com avaliadores. Segundo a professora, a didática de cada profissional foi fundamental para avaliação: “Então eles perguntavam muito como que a gente fazia uma abordagem com os alunos, por exemplo, em relação a uma certa dificuldade. Era muito subjetiva. Cada professor tem uma prática diferente.”

Érika, e os demais medalhistas de ouro vão participar de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias a Xangai em maio de 2026, para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China, levando em conta que o país figura sempre entre os de melhor desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A Professora destaca a expectativa para a experiência: “Então nas escolas a gente vai ver o professor atuando. A minha expectativa é de ver muita tecnologia na sala de aula, mas a gente não sabe o que vai encontrar. A China é um país bem reconhecido na matemática no mundo.” projetou.

Depois da viagem, os professores selecionados vão ministrar workshops de Matemática para outros docentes, de cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação.
Então nas escolas a gente vai ver o professor atuando. Para Érika é uma honra poder voltar da viagem divulgando o trabalho para outros professores e ter a chance de replicar os bons exemplos vivenciados na China.

Além disso, a professora destaca a importância da valorização da matemática, do estímulo do raciocínio lógico, e reforça que enxerga a olimpíada como forma de melhoria do ensino de matemática a longo prazo: “Eu acredito que o processo dessa Olimpíada vai gerar uma melhoria muito grande na qualidade do ensino básico. E principalmente uma desmistificação da matemática, que eu penso que isso é um dos objetivos que eles querem também. Que mais alunos gostem de matemática e aprendam matemática porque matemática não é só conta, é raciocínio lógico, isso é importante em qualquer profissão. Então, a longo prazo, não é uma coisa muito a curto prazo, mas a longo prazo isso vai ter um impacto bem positivo no ensino básico de matemática.” comentou.

Lorena Correia – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo