Tombamento de carreta mantém BR-116 interditada entre Dom Corrêa e Santa Bárbara do Leste

Uma carreta-tanque carregada com gás inflamável (GLP) tombou no km 555 da BR-116, no trecho entre Dom Corrêa (Manhuaçu) e Santa Bárbara do Leste. O acidente, ocorrido na tarde desta segunda-feira (1º), resultou na interdição da rodovia, que opera com restrições de tráfego devido à presença do veículo na pista.
A carreta permanece tombada sobre a contramão, em um trecho de curva e descida. No local, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu assumiu o controle da ocorrência.
Risco e Plano de Emergência
Devido à natureza da carga — Gás Inflamável (produto 1075) — o local foi isolado em um raio de um quilômetro como medida de segurança. O veículo tombado sofreu um desprendimento estrutural e apresenta fragilização do costado.
No entanto, as equipes de socorro confirmaram que não houve vazamento de gás no local do tombamento.
O Corpo de Bombeiros aguarda a guarnição do P-MAD (Produtos Perigosos) de Governador Valadares, solicitada para realizar o transbordo da carga. O plano inclui a inundação do tanque, a movimentação da carreta, e o uso de equipamentos de detecção para constante monitoramento de gás.
Situação do Tráfego
Com a carreta na pista, a BR-116 opera com restrições. A concessionária EcoVia foi acionada para fazer a sinalização e o controle do trânsito.
A princípio, o tráfego será liberado em esquema de “Siga e Pare”, com intervalos de 15 minutos em cada sentido. A orientação da PRF e dos Bombeiros é para que motoristas evitem o trecho, pois a liberação total depende da conclusão da operação de transbordo e movimentação.
Danilo Alves – Tribuna do Leste



