CidadeDestaqueGeralRegionalSaúde

Manhuaçu: Manhuaçu inicia atualização de cadastro dos usuários do SUS; atendimento segue até 31 de dezembro

A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu iniciou, nesta segunda-feira (1º), o período de atualização de cadastro dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento segue até o dia 31 de dezembro, com atendimento das 15h às 19h, em todas as unidades básicas de saúde do município.

A atualização é obrigatória e tem o objetivo de garantir que os dados dos moradores estejam corretos e atualizados, facilitando o acesso a consultas, exames e cirurgias.

O secretário de Saúde, Juliano Estanislau, explicou a importância do processo e como o novo sistema está organizando o fluxo de pacientes. Segundo ele, antes era difícil mensurar e acompanhar as filas de espera devido ao acúmulo de documentos físicos. “Todos os agendamentos na Secretaria Municipal de Saúde de Manuaçu, seja de consulta especializada, de exame especializado ou de cirurgia, eram assim. Eram vários papéis, várias folhas de papéis em gavetas nas unidades básicas de saúde e no TFD, e isso gerava um grande problema, porque a gente não conseguia mensurar o tamanho dessas filas, dificultando também organizar todo o processo para resolver essas demandas.”

Ele também reforçou que o recadastramento atende a uma resolução do Estado de Minas Gerais. “O objetivo principal desse recadastramento é fazer uma limpeza dessa fila que foi transportada para o sistema, identificando pacientes que já realizaram seus exames ou procedimentos, inclusive na rede particular. O Estado também encaminhou suas filas e nos deu um prazo para corrigir inconsistências.”

A coordenadora da Atenção Primária, Dayane Knupp, também reforçou o convite à população e explicou como será o atendimento. “As unidades vão estar abertas em horário estendido, de 15h às 19h, e toda a equipe estará preparada para acolher e entender a demanda de cada usuário. É importante levar xerox e original do cartão de identidade, CPF, Cartão Nacional do SUS e qualquer documento com informações de consultas, exames ou encaminhamentos, para que possamos entender a real necessidade de cada usuário.”

Dayane reforçou que o atendimento nesse horário será exclusivamente para atualização cadastral. “Esse horário estendido de 15h às 19h, de segunda a sexta, será exclusivamente para essa demanda. Não haverá atendimento médico, de enfermagem ou procedimentos. Será exclusivamente para atender às demandas de cadastramento.”

Ana Flávia Domingos – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo