A Justiça Eleitoral ampliou o atendimento para a realização da biometria em Manhuaçu, com o objetivo de facilitar o acesso dos eleitores e evitar filas em 2025, ano eleitoral. O atendimento está disponível no Cartório Eleitoral – rua Dona Tina, bairro Bom Pastor – no Fórum Desembargador Alonso Starling e no Edifício Unique, localizado na rua Monsenhor Gonzalez, centro de Manhuaçu. Nos dois últimos locais, o serviço será oferecido até 19 de dezembro.
Segundo a juíza eleitoral, Dra. Patrícia Bittencourt Moreira a biometria é fundamental não apenas para garantir a segurança do voto, mas também para permitir o uso de sistemas do http://Gov.br e o acesso a serviços ligados à Seguridade Social. A magistrada reforçou a importância de não deixar o procedimento para o próximo ano. O atendimento ampliado termina em 19 de dezembro; depois disso, os serviços voltam a ser prestados apenas no cartório eleitoral. Como o primeiro semestre de 2026 marca o fechamento do cadastro eleitoral, a orientação é antecipar a regularização. Patrícia Bittencourt também alertou para o risco de desinformação. Ela recomendou que o eleitor confirme qualquer dúvida em canais oficiais da Justiça Eleitoral para evitar a circulação de notícias falsas.
O servidor William Amaral destacou que os dois pontos de atendimento funcionam de 12h às 17h no Fórum e de 8h às 14h no Edifício Unique. Para realizar o cadastro biométrico, basta apresentar documento oficial com foto. O procedimento também habilita o eleitor à conta http://Gov.br nível ouro, ampliando o acesso a serviços públicos digitais.
Amaral reforçou que o cadastramento encerra em maio do próximo ano, por causa do período eleitoral. Ele recomendou que a população procure os pontos de atendimento durante o período ampliado, quando não há filas e o processo é concluído rapidamente.
Danilo Alves – Tribuna do Leste



