O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Manhuaçu, está realizando um estudo de demanda para identificar o interesse da comunidade em novos cursos e áreas de formação que poderão ser ofertados nos próximos anos. A participação é aberta a toda a população, estudantes, profissionais, empresários, servidores públicos e demais cidadãos interessados em contribuir com o desenvolvimento educacional da região.
De acordo com o professor Cleber Oliveira, a iniciativa marca um novo ciclo para o campus. “O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Manhuaçu, completou 10 anos e agora nós estamos fazendo uma consulta para a comunidade para abertura de novos cursos. Essa consulta tem como objetivo entender o que a comunidade quer para cursar dentro do Instituto Federal, quais as áreas. Nós já temos hoje o curso de Ciências Agrárias na Agronomia, o curso de Sistema de Informação, temos as pós-graduações e agora nós vamos abrir novos cursos.”
Ele reforça que a participação da população é essencial para nortear a expansão acadêmica. “O que a comunidade espera? Qual curso eles esperam ter no Instituto Federal? Por isso, nós montamos uma comissão e estamos fazendo essa consulta com a comunidade, com as empresas, para entender o que tem de demanda dentro da comunidade.”
Kleber explica que o arranjo produtivo local de Manhuaçu e região é fortemente voltado para a cafeicultura, razão pela qual o campus implantou, ao longo dos anos, cursos como Técnico em Cafeicultura, Agronomia e Sistemas de Informação. No entanto, outras áreas também precisam ser atendidas.
“Por isso, nós abrimos esse link para a comunidade informar qual é o seu interesse dentro de novas áreas. A comunidade pode acessar o QR Code ou o link bit.ly/estudoif2025 para responder. Contribua para o crescimento do nosso Instituto.”
Ana Flávia Domingos – Tribuna do Leste



