CidadeCulturaDestaque

Creche Municipal Gilca Bifano promove festa de Natal para os alunos

A creche municipal Gilca Bifano realizou, na última sexta-feira, a tradicional Festa Natal Feliz. Iniciada há seis anos, a iniciativa foi idealizada pela coordenadora da escola, Andréia Pereira, que traz a Festa Natal Feliz como herança do trabalho que já era realizado no CAIC, onde também foi coordenadora. O objetivo é levar alegria e distribuir presentes às crianças, segundo ela.

Os presentes são viabilizados por meio de apadrinhamento, no qual a população doa os itens solicitados pela escolinha para serem entregues aos alunos. Andréia explica que os preparativos têm início ainda em agosto, quando começam a angariar os materiais para a produção dos saquinhos e a distribuir a lista dos presentes necessários. A coordenadora destaca a colaboração da população, que já conhece o trabalho: “A gente já tem aqueles padrinhos que todo ano me procuram. E cada vez está chegando mais. Esse ano, graças a Deus, sobrou padrinho. Eu não tinha criança mais (…) Assim, as pessoas confiam muito no nosso trabalho e gostam de ver essa realidade. Que já é uma realidade há seis anos.”, afirma ela.

Todos os anos, os presentes são iguais, pensando na inclusão das crianças e em suas atividades do ano letivo seguinte. Todos os saquinhos de Natal contêm uma mochila, um caderninho, uma boneca para as meninas, um carrinho para os meninos, um copinho e uma roupinha. Segundo Andréia, a festa já é conhecida e gera expectativa nos alunos, que ficam à espera da data. A temática também é utilizada como estratégia para incentivar o bom comportamento das crianças, como explica a coordenadora: “Durante todo o ano, as crianças ficam à essa espera. Tia Andréia, quando vai ser o Papai Noel? Ainda a gente brinca assim, o Papai Noel só passa para quem faz o bem. O Papai Noel só passa para quem é obediente. Então a gente vai trabalhando essa forma de transformar esse sonho também em cidadão melhor.”

Para a monitora da creche, Adriana Heringer, o trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano é feito de forma a preservar o sonho e a magia das crianças, desde a etapa de produção dos enfeites artesanais até a fantasia do Papai Noel.

Lorena Correia – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo