O programa de tarifa social de energia elétrica agora se chama Luz do Povo. Destinado a famílias de baixa renda e que possuem outras vulnerabilidades, o programa oferece gratuidade ou desconto na conta de energia.
Algumas alterações no programa de descontos na conta de energia entram em vigor neste ano de 2026 e pode beneficiar ainda mais famílias de Manhuaçu. O coordenador do Cadastro Único em Manhuaçu, Gregory Dutra, explica que, anteriormente, o programa dava desconto progressivo de acordo com o consumo de famílias de até meio salário. Agora, como Programa Luz do Povo, isenta famílias de até meio salário por pessoa do pagamento quando o consumo é de até 80 quilowatts, quando o consumo for maior que esse limite a conta precisa ser paga de acordo com o consumo que superou 80kw. Gregory reforça que o pagamento dos impostos podem ser cobrados pois não fazem parte da isenção.
Famílias de até um salário mínimo, consumindo até 120 quilowatts têm desconto determinado de acordo com a concessionária de energia elétrica. Além delas, famílias que possuem pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e famílias que fazem uso de aparelho de energia elétrica para sobrevivência também podem garantir descontos na conta de energia.
Os grupos cadastrados no Cadúnico que tiverem interesse no desconto devem buscar o CRAS, de segunda a sexta, ou agendar o horário pelo site da Prefeitura, no agendamento online a lista de documentos necessários será disponibilizada. A procura pelo CRAS pode ser feita o ano todo, já que não existe prazo limite para fazer o cadastro no Cadúnico ou receber o benefício do programa Luz do Povo.
A Energisa informa, por meio do Coordenador de Recebidos, Luciano Cunha, que o desconto é automático, sem necessidade de deslocamento até uma unidade da empresa. Segundo o porta-voz, o titular da conta de energia deve ser também o titular do cadúnico. Em caso de divergência no nome da conta e do cadastro único, a regularização pode ser feita pelos canais digitais da Energisa: aplicativo Energiza ON, no WhatsApp Giza (32) 98426-1352 ou no site energiza.com.br/gisa.
Lorena Correia – Tribuna do Leste



