DestaqueEleições

O Cadastramento biométrico está abaixo da média nacional, saiba como e onde realizá-lo

O cadastramento biométrico é uma forma eficiente de garantir mais segurança na identificação do eleitor no momento do voto. Além disso, o registro da biometria é obrigatório e pode trazer outros benefícios, como facilidade para obter empréstimos consignados, emissão de passaporte e matrícula em instituições de ensino.

Atrás apenas do Espírito Santo, Minas Gerais é o segundo estado do Brasil com menor adesão ao cadastramento biométrico, com cerca de 70% da população registrada, percentual inferior ao de outros estados que superam 90% de cobertura. Segundo o juiz eleitoral, Dr. Walteir José da Silva, em Manhuaçu, a dificuldade está relacionada à grande extensão da comarca eleitoral, que abrange os municípios de Santana do Manhuaçu, Simonésia, São João do Manhuaçu, Reduto e Luisburgo. “A extensão é muito grande. Apesar de a Justiça Eleitoral estar presente em todas as comarcas, a distância ainda é significativa para parte dos cidadãos”, afirmou.

Dr. Walteir também destaca que a Justiça Eleitoral está ampliando os locais de atendimento do cartório para facilitar o acesso da população. A implantação de um guichê em Reduto, por exemplo, integra essa estratégia de aproximação entre cartório e eleitor. “A tendência da Justiça Eleitoral é ampliar esse trabalho para outros municípios da comarca, assim como ocorre em todo o estado de Minas Gerais”, explicou. A unidade em Reduto oferece os mesmos serviços de um cartório eleitoral, como alistamento, coleta de dados, transferência de domicílio eleitoral e registro biométrico, e deve funcionar até a data da eleição presidencial deste ano.

O juiz eleitoral reforça que a ausência do cadastramento biométrico pode dificultar o reconhecimento do eleitor na seção eleitoral, mas não impede o exercício do voto. No entanto, a falta da biometria pode gerar outras consequências, como impedimento para inscrição em concursos públicos, dificuldades na emissão de passaporte e na matrícula em instituições de ensino superior.

O atendimento para registro da biometria ocorre no cartório eleitoral de Manhuaçu ou no guichê instalado em Reduto, de 12h às 17h. O agendamento pode ser realizado de forma on-line, basta clicar aqui.

Lorena Correia – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo