Estão abertas as inscrições para o Ideathon Energisa, um desafio colaborativo que vai premiar com até R$ 5 mil as três melhores soluções voltadas à redução de acidentes envolvendo a rede elétrica. A iniciativa é realizada em parceria com a Hackathon Brasil e busca ideias inovadoras que contribuam para a segurança da população.
O desafio irá considerar propostas que apresentem viabilidade técnica, impacto na segurança, inovação e potencial de escalabilidade. Podem participar universitários e profissionais já formados, de diversas áreas do conhecimento, que tenham interesse em desenvolver soluções voltadas à segurança da rede elétrica.
Entre as principais causas de acidentes envolvendo a rede elétrica, estão:
-
Atividades da construção civil, como reformas, pinturas, instalação de andaimes, trabalhos em lajes e fachadas;
-
Contato acidental de pessoas ou objetos com redes energizadas;
-
Uso de veículos e máquinas motrizes, como colheitadeiras, guindastes e caçambas basculantes;
-
Poda de árvores;
-
Serviços realizados por empresas de telecomunicações;
-
Ligações clandestinas;
-
Colisões de veículos contra postes;
-
Auto religação, quebra de postes, cabos energizados no solo e falhas em equipamentos elétricos;
-
Uso de pipas próximo à rede elétrica.
Diante desse cenário, a Energisa, em parceria com a Hackathon Brasil, organização que promove e realiza hackathons, ideathons e workshops em todo o país, lança o desafio para estimular a criação de soluções inovadoras voltadas à prevenção de acidentes. A iniciativa, acontecerá de forma 100% remota.
As inscrições seguem abertas até o dia 4 de fevereiro e devem ser feitas pelo site hackathonbrasil.com.br/ideathon-energisa
Ana Flávia Domingos – Tribuna do Leste



