Manhuaçu recebeu na última terça-feira a formação do Pacto mineiro pela Alfabetização. A ação é uma parceria das Secretarias Estadual e Municipal de Educação para adequar o ensino à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Base Nacional Comum Curricular.
O Secretário de Educação de Manhuaçu, Daniel Vieira explica que o pacto é subsidiado com toda a logística da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O projeto traz as novidades, e atualizações pedagógicas para os professores de Manhuaçu. O destaque, segundo Daniel, é a Base Nacional Comum Curricular de informática, que está sendo implementada também na rede municipal de Manhuaçu.
O secretário também destaca a presença dos professores recém empossados: “Dando boas-vindas a todos os professores, motivando. Nós estamos aqui com mais de 50% dos professores que estão aqui, que tomaram posse recentemente. Ou seja, professores novos, professores chegando na rede municipal e sendo acolhidos por professores já experientes da nossa rede. Então, essa junção é muito legal, muito promissora. Quem ganha com isso são as nossas crianças.” afirmou.
Aassessora de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Dias de Castro, reforçou que o principal pilar do pacto mineiro pela alfabetização é a alfabetização na idade certa, ao final do segundo ano que o aluno esteja alfabetizado. a assessora também avaliou como positiva a oportunidade para os professores que estão tomando posse ter essa formação e iniciarem os trabalhos com os conhecimentos passados.
Já a professora da rede pública do município, Jaqueline Magalhães, falou sobre a importância da troca de experiências que o momento oferece. Para ela, o aprendizado é importante para indicar a forma de trabalhar a alfabetização com as crianças. com 30 anos de trabalho na área da educação, Jaqueline destaca a troca de experiências que os encontros formadores oferecem, permitindo o compartilhamento de conhecimento e objetivos, além de exercitar o olhar do professor para as particularidades de cada criança.
Lorena Correia – Tribuna do Leste



