Destaque

Cartório eleitoral abre guichê em Reduto para atender a demanda municipal

Com os níveis de cadastramento biométrico abaixo do esperado, a comarca de Manhuaçu tem buscado alternativas para aproximar os serviços do cartório eleitoral do eleitor. A criação de um guichê do cartório na Câmara Municipal de Reduto faz parte dessas ações e passa a atender às demandas da população local.

O braço do cartório eleitoral foi instalado em parceria com a prefeitura do município, que forneceu material e espaço para a Justiça Eleitoral. O local oferece serviços como alistamento eleitoral, coleta de dados, transferência de título e coleta para biometria.

Os atendimentos são realizados na Câmara de Vereadores de Reduto, entre 12h e 17h, que é o horário padrão do cartório eleitoral. Segundo Walteir, esta é uma iniciativa que a Justiça Eleitoral pretende estender a outras cidades da comarca.

Walteir explica que esta é uma das formas de facilitar o cadastramento biométrico da população: “A verdade é que, com esse guichê, a gente vai diminuir bem esse número que hoje a gente fala que é alarmante, que está muito baixo. Minas Gerais está bem abaixo da porcentagem. Nós estamos com 73% de pessoas biometrizadas. Há estados com mais de 90%. A gente espera alcançar, aumentar, sair dessa inércia e ampliar a quantidade de pessoas já com biometria na Justiça Eleitoral. Em Reduto, será possível prestar todo tipo de serviço”, destacou o juiz eleitoral.

Para realizar o cadastramento biométrico, é necessário ter em mãos um documento com foto ou certidão de nascimento ou de casamento. Não há prazo final para a coleta dos dados biométricos.

Lorena Correia – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo