Destaque

Primeira edição do projeto parlamento jovem em manhuaçu está com inscrições abertas

O projeto Parlamento Jovem, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, chega a Manhuaçu pela primeira vez.  Pensado para aproximar a juventude dos processos políticos, os adolescentes estudam, discutem e implantam projetos de lei em etapas municipal, regional e estadual.

Segundo a presidente da Câmara em Manhuaçu, Rose Mary Miranda, o desejo de trazer o projeto para o município surgiu por um convite da Assembléia de Minas. Durante uma reunião na sede do poder em Belo Horizonte, os representantes da casa conheceram de perto o funcionamento do projeto e foram apresentados à importância da iniciativa para a formação política e cidadã dos jovens. A experiência incluiu relatos de participantes de outras cidades que, a partir do Parlamento Jovem, seguiram carreira na vida pública, tornando-se vereadores, prefeitos e até candidatos a cargos maiores.

Rose Mary também reforça a importância do projeto para aproximação do poder legislativo com as comunidades da cidade: “A importância é muito grande, porque às vezes a comunidade, às vezes os jovens mesmo, eles não vêm aqui com uma certa frequência, não costumam frequentar a casa legislativa. Sendo que essa casa é a casa, assim, eu como presidente da casa, eu falo que é a casa mais importante que nós temos aqui no nosso município. Então esse laço, os pais, as escolas, família, os jovens aqui conosco, vai ser uma interação muito boa. E essa proximidade vai fortalecer tanto os laços familiares, escolares e aqui políticos. Vai ser muito bom. E a gente tá aqui de braços abertos pra poder estar recebendo esses jovens.” afirmou.

Estudantes do ensino médio de Manhuaçu já podem se inscrever para as atividades que terão como tema  em 2026 a “Inclusão social da pessoa com deficiência e neurodivergência.”. As inscrições serão realizadas presencialmente na Câmara Municipal de Vereadores de Manhuaçu ou online, em um link disponibilizado posteriormente pela Casa. Os trabalhos devem começar ainda em fevereiro, em parceria com as escolas, com prazo até março para o início efetivo das atividades. Além da formação dos jovens, o Parlamento Jovem também busca fortalecer os laços entre Câmara, comunidade, escolas e famílias, promovendo maior aproximação da população com o Legislativo municipal e incentivando a participação cidadã.

Lorena Correia – Tribuna do Leste

FOTO: Willian Dias//ALMG

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo