Foi realizado nesta terça-feira, em Manhuaçu, o 2º Seminário da Igualdade Racial. O evento reuniu estudantes das redes pública e particular para discutir o racismo institucional e promover reflexões sobre a igualdade racial na sociedade.
A programação contou com palestras, debates e momentos de interação entre os participantes. O encontro foi promovido com o objetivo de ampliar o debate sobre as relações étnico-raciais e incentivar a conscientização entre os jovens.
O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Luciano Lima, avaliou positivamente o resultado do seminário e destacou a participação dos estudantes, segundo ele a educação para o enfrentamento das desigualdades raciais é de extrema importância. “É importante que só com estudo, através da educação, que é a principal base de tudo, nós iremos conseguir, eu não falo resolver, mas pelo menos melhorar muito a questão da igualdade racial.”, disse.
A educadora Giuliane Quintino também abordou o tema da educação nas relações étnico-raciais. Segundo ela, a escola tem papel fundamental na construção de uma sociedade mais consciente sobre o enfrentamento ao racismo. “Hoje, no segundo seminário de promoção à igualdade racial, fizemos questão de estar presentes para falar um pouco sobre a educação nas relações étnico-raciais, o racismo institucional e como nós podemos vencer essas barreiras”, afirmou.
Para a educadora, o combate ao racismo institucional passa pela formação educacional desde os primeiros anos de ensino, que permite discussões étnico-raciais desde a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e também o ensino superior.
Entre as palestrantes convidadas esteve a escritora Núbia Oliveira, que falou sobre sua trajetória e apresentou seu livro As Lembranças do Barraco de Lalinha. Ela destacou o interesse e a participação dos estudantes durante a atividade. “Eu estou muito feliz de ter participado, dando a palestra aqui no seminário, de ver os jovens ouvindo a minha história, porque é uma história de superação. É muito bom passar para o jovem a nossa história racial”, declarou.
O seminário reuniu estudantes, educadores e representantes de diferentes setores, promovendo discussões sobre igualdade racial e o papel da educação na formação cidadã.
Lorena Correia – Tribuna do Leste



