Conferência em Manhuaçu discute mudança no sistema da educação

Com o tema: “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais e a Implantação do Plano de Educação”, a I Conferência Municipal de Educação, levou profissionais da área a uma reflexão profunda sobre as mudanças propostas.
O evento contou com a presença de mais de 300 profissionais das redes municipal, estadual e particular de ensino, além de pais, estudantes e representantes de vários de segmentos, que discutiram nove eixos temáticos para o aprimoramento das mudanças propostas para a construção do sistema integrado da educação pública de Minas Gerais e a implantação do Plano que será válido até 2024.
Para a Secretaria Municipal de Educação, Luizaura Januário o momento foi importante para a discussão ampla sobre o assunto, que merece toda a atenção. “Representa uma mudança muito grande nos paradigmas que existem sobre a educação, porque é uma oportunidade de o município discutir as propostas do CONAE (Conferência Nacional de Educação) para a educação no Brasil. É a primeira etapa para a conferência que acontece nos municípios e a gente vai levar as nossas propostas para a territorial que acontecerá em Caratinga”, explica.
Abaixo ouça a Secretária Municipal de Educação, Luizaura Januário
A palestrante Maria da Conceição Paiva, chamou a atenção para que toda a sociedade acompanhe as mudanças propostas e a limitação que pode ocorrer face ao nível de pessoa para pessoa, para ingressar na faculdade. “Em 2003, pessoas de todos os níveis tinham acesso ao curso superior. Com a mudança no ensino médio, o jovem conseguirá chegar à universidade, fazer o ENEM? ”, questiona a educadora. “A educação pode ficar limitada, e para poucos. Temos de lembrar que, a educação é para todos”, relata Maria da Conceição Paiva.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Celeste Fraga e coordenadora da equipe da conferência, disse que a discussão ampla serviu para despertar toda a sociedade, para essa busca de mudança e ao mesmo tempo ficar atenta para as mudanças propostas.
Abaixo ouça a palestrante Maria da Conceição Paiva
Ela considera que o município foi contemplado com o evento, para discutir os principais assuntos relacionados à educação. “Dos 853 municípios mineiros, somente 144 estarão participando da primeira etapa, para elaborar propostas a serem discutidas na Fase Territorial, que contará com a participação de 12 municípios”, explica Celeste Fraga. Ao final do evento, foram escolhidos os delegados que estarão defendendo as propostas na Fase Territorial, marcada para o dia 25 de novembro, em Caratinga.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste