DestaqueTrânsito

Pedestres reclamam da falta de atenção de motoristas e motoqueiros nas ruas

Pressa, distração, imprudência e descaso. Muitos motoristas, simplesmente, ignoram as faixas nas vias e os pedestres têm que se virar para atravessar. O desrespeito de alguns condutores está a cada dia maior e a consequência disso é a grande ocorrência de acidentes.

Átila Gonçalves Benedito pede apenas a compreensão dos motoristas e motoqueiros, para que respeitam a faixa e o pedestre
Átila Gonçalves Benedito pede apenas a compreensão dos motoristas e motoqueiros, para que respeitam a faixa e o pedestre

No início da semana, o jovem Àtila Gonçalves Benedito, morador do bairro Engenho da Serra caminhava com o seu pai e quando foi atravessar na faixa próximo ao Estádio J.K. quase foi atropelado por uma moto. O motoqueiro, de forma desrespeitosa, não parou como os demais, para que os dois pudessem atravessar com tranquilidade. Ao acelerar, pai e filho ficaram revoltados com a falta de respeito.

Um dos pontos de maior reclamação na cidade é o entroncamento da Praça Cinco de Novembro com a Rua Luiz Cerqueira e Amaral Franco, na faixa de pedestre. Neste ponto, já ocorreram acidente com vítimas fatais. Pedestres também acabam atravessando sem observar cuidadosamente o sinal. O descumprimento dessa ordem é comum no local e pode ser notada diariamente.

Àtila Gonçalves ressalta ainda que na região da baixada a situação de desrespeito para com a faixa também ocorre. Ele reclama da atuação de um motorista, placa de aluguel, que desobedeceu a faixa de pedestre, no momento em que ele e seu pai realizavam a travessia. “O que eles fazem aqui é totalmente ilegal e a falta fiscalização por parte dos órgãos de trânsito faz com que eles promovam o desrespeito. Várias pessoas quase foram atropeladas por causa da irresponsabilidade de motoristas e motoqueiros. Isso é um absurdo. Além do mais, algumas faixas precisam de revitalização”, comenta o morador.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que não respeita a faixa de pedestre comete uma infração grave com pena de multa, além de cinco pontos na carteira de habilitação. Os pedestres têm a preferência e os motoristas devem deixá-los atravessar nos locais onde existe a faixa, mas não existindo semáforo. Caso isso não seja respeitado, também configura infração. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ao longo de seus 20 anos, tenta mediar a circulação de veículos automotores, veículos não motorizados e pedestres de forma a minimizar riscos de acidentes.

Com a criação do Conselho Municipal Trânsito, mudanças poderão acontecer e caso seja constituída a Guarda Municipal, a fiscalização poderá acontecer em vários pontos, bem como autuações para todos os casos constatados, principalmente o desrespeito de alguns à faixa de pedestre. Enquanto isso, os pedestres pedem é que os motoristas e motoqueiros tenham o devido respeito, e não promovam a imprudência no trânsito que mata todos os dias.

Eduardo Satil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
murni189
togel online
murni189
togel online
murni189
togel online
murni189
togel online