O pré-projeto que promete trazer um diagnóstico do potencial turístico da região foi um dos principais temas da reunião de membros do Circuito Turístico Pico da Bandeira que aconteceu na sexta-feira, 22, em Manhuaçu. Representantes dos 19 municípios que fazem parte do Circuito voltaram a se encontraram para deliberar sobre vários assuntos, entre eles a elaboração do pré-projeto que vai apontar as principais atrações turísticas da região, bem como trazer informações necessárias para a elaboração do projeto que vai ser entregue ao Ministério do Turismo, afim de oficializar o circuito como uma das principais rotas turísticas do país. Francisco Melo, Interlocutor da região Turística Circuito Pico da Bandeira, foi o responsável por conduzir os trabalhos mais uma vez. “O nosso trabalho é, diante da secretaria de Estado do Turismo e do Ministério do Turismo, fazer com que cada município consiga buscar o desenvolvimento sustentável da população que se interessa pela atividade turística. Buscando isso a gente envolve não só as pessoas interessadas diretamente nesse contexto, como também empreendedores e empreendimentos que estão em busca desse desenvolvimento juntamente com o poder público municipal. A partir dessa região o que a gente precisa agora é formalizar esse pré-projeto e aproveitar que agora temos influencia dentro do ministério, e a partir disso, montar o projeto definitivo que pode fazer com que a região consiga o desenvolvimento não só sustentável, mas também sociocultural que merece” – esclareceu Francisco.
A reunião da última semana foi também a primeira com a participação do novo presidente do Circuito Turístico Pico da Bandeira. Celso Gonçalves, prefeito de Caputira, falou em seu primeiro discurso sobre o desafio nesse processo de reconhecimento. “Para mim muita coisa aqui é novidade e estou disposto a cumprir bem o meu papel de presidente colaborando para o fortalecimento do turismo não só na minha cidade, mas também em todos os municípios integrantes do Circuito Pico da Bandeira” – projetou.
Manhuaçu, como cidade polo, e a maior entre as 19 integrantes do circuito, já conta com atrativos importantes que podem contribuir bastante na incorporação do pré-projeto. Aliás, está sendo desenvolvido em Manhuaçu, por meio do SENAR-MG, um curso de agentes de Turismo. Na cidade também existe o Conselho Municipal de Turismo e isso é um alicerce importante para essa caminhada na busca pelo reconhecimento dos seus principais atrativos. “Manhuaçu já é consolidada economicamente como a principal cidade da região e queremos esse reconhecimento também na área do turismo. Recentemente foi inaugurado o belíssimo Castelo do Café na nossa cidade e isso tem sido um atrativo muito bacana para a nossa população e para quem visita à cidade. Também tenho que destacar o nosso artesanato que é muito forte, reconhecido em feiras do seguimento em todo o estado, e que hoje expõe parte de seus produtos nessa reunião. ” – destacou Gena Clara, Secretária de Cultura e Turismo de Manhuaçu.
Uma empresa vai cuidar de fazer um levantamento de todos os empreendimentos e empreendedores, bem como de todos os atrativos turísticos das 19 cidades pertencentes ao Circuito Turístico Pico da Bandeira, para assim construir o projeto que pode ser um divisor de águas na construção de uma rota sólida e bem estabelecida para atrair pessoas do mundo todo. A meta é consolidar algo parecido com que existe hoje no município de Garibaldi, na Serra Gaúcha, onde existem vários atrativos relacionados aos vinhos e espumantes. Aqui tem o café e todo o meio de subsistência relacionada a essa cultura tão forte. Basta ser melhor explorada e essa é umas das metas do Circuito Turístico Pico da Bandeira.
Klayrton de Souza