DestaqueTrânsito

Aumento no fluxo de veículos exige melhorias em rua no Bairro São Vicente

Desde o momento em que houve o desvio do trânsito para veículos que faziam conversão buscando acesso ao centro da cidade, pela Rua Joaquim Herondino Xavier, a Rua Wilson Santos, no Bairro São Vicente, tornou-se o gargalo para carros e motos.

No entanto, o caminho mais fácil encontrado por motoristas acabou gerando desconforto aos moradores e comerciantes do trecho que não estão suportando o grande fluxo recebido. Outro fator preocupante é que a estrutura da rua não está aguentando o intenso trânsito, que aumenta pelo fato da via ser de mão dupla, estreita, e oferecer riscos aos pedestres, especialmente em horários de pico.

No entroncamento da Rua Alcino Salazar e início da Rua Wilson de Souza Santos, o desnível do calçamento é o principal obstáculo para os motoristas que optam a passar pelo local, para não percorrerem alguns metros até no trevo, que seria o comportamento correto do condutor. A situação verificada pela reportagem, durante permanência no local, é que a alguns não obedecem às normas da via central, que recebeu subdivisão da
pista de rolamento.

O morador Juber da Mata, que mora e trabalha na Rua Wilson de Souza Santos reclama da situação. Segundo ele, por várias vezes pediu que tornassem a rua “mão única”, para facilitar um pouco o trânsito, mas até agora ninguém demonstrou interesse em analisar a sugestão. “Eles pioraram a situação. Ao invés de melhorar o fluxo de carros, colocaram a subdivisão (tijolos) e gerou uma complicação maior. Os carros não fazem o contorno e passam pela Rua Wilson de Souza Santos que virou um congestionamento total”,
relata o morador.

Ouvido pela reportagem, o morador Jesse Hudson explica que devido o fluxo muito intenso, a rua não comporta mão dupla. “Hoje, a gente percebe o afundamento da rua, desnível do calçamento, cano estourado e toda estrutura comprometida. A melhoria se faz necessária. Uma consulta aos moradores, motoristas que são usuários da rua seria importante para um planejamento e com isso traria mais respaldo para todos”, detalha.

A reportagem obteve informação de que um projeto para fazer o chamado “recuo”, em alguns pontos de entrada e saída da cidade foi elaborado, porém, a Prefeitura não disponibiliza do recurso da ordem de R$ 165.000,00 para colocar em prática o que está contido no levantamento realizado. O “recuo”, pode ser uma alternativa para melhorar o fluxo, mas esbarra no valor definido no projeto.

Secretaria de Obras

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de obras, João Amâncio de Faria disse que está elaborando um plano no sentido de desafogar a Rua Wilson de Souza Santos e com isso oferecer mais segurança aos usuários. Quanto a revolta dos moradores, o secretário disse que nada pode fazer, pois a intervenção para desviar o fluxo para o local foi uma necessidade, mesmo diante da precariedade que a rua oferece.

Ele garantiu que a administração estará realizando, em breve, o calçamento com bloquete para que a via fique mais compactada e assegurar comodidade. Também será colocada placa proibindo estacionamento em um dos lados da rua. “Para desafogar o trânsito, se faz necessário colocar o trevo inteligente, para que motoristas usem a Rua Capitão Rafael ou Trevo da Zebu. O DNIT disse que em setembro estará realizando as intervenções. Se não ocorrer pelo DNIT, o próprio município estará fazendo o trevo inteligente com recursos próprios”, disse João Amâncio,

Eduardo Satil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
murni189
togel online
murni189
togel online
murni189
togel online
murni189
togel online